00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vanusia Amorim Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0841641614487512pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Edileuza da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6508544664018104pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6438536384857226pt_BR
dc.creatorSantos, Emylly Alicy Belmiro Valentim-
dc.date.accessioned2024-10-23T20:39:48Z-
dc.date.available2024-10-22-
dc.date.available2024-10-23T20:39:48Z-
dc.date.issued2024-04-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Emylly Alicy Belmiro Valentim. Ensino de leitura literária no nível médio: breve análise sobre as propostas do livro didático de língua portuguesa. 2024. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14590-
dc.description.abstractThe present monograph aims to contribute to the existing discussions on the teaching of literature in Brazilian school networks that offer the High School level, drawing parallels with the current Law of Guidelines and Bases of National Education, which underwent significant changes due to Law No. 13,415/2017 and its expansion brought about by the National Common Curricular Base - BNCC. It also considers the importance of Textbooks and the adaptation of this material to the new educational parameters, as well as presents the methodology adopted in a Textbook approved by the National Textbook and Teaching Material Program of 2021. Data collection was carried out through quantitative and qualitative research. The analysis of the results indicated the didactics adopted by the Textbook in relation to the artistic-literary field, and the aspects that need adjustments to achieve the goal of reflective teaching of literature foreseen in the legal documents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovo Ensino médiopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLivros didáticos – Língua portuguesapt_BR
dc.subjectLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectNew high schoolpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectTextbooks – Language Portuguesept_BR
dc.subjectReading – Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectBase National Common Curricularpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEnsino de leitura literária no nível médio: breve análise sobre as propostas do livro didático de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeTeaching literary reading at secondary level: brief analysis of the Portuguese language textbook proposalspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia visa contribuir com as discussões existentes a respeito do ensino literário nas redes de escolas brasileiras que ofertam o nível de Ensino Médio, traçando paralelos com a atual Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional, que passou por significativas alterações em decorrência da Lei Nº 13.415/2017 e da sua ampliação trazida pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Considera também a importância do Livro Didático e da adequação desse material aos novos parâmetros educacionais, bem como apresenta a metodologia adotada em um exemplar de LDP aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa. A análise dos resultados indicou as didáticas adotadas pelo LDP em relação ao campo artístico- literário, e os aspectos que necessitam de ajustes para alcançar a meta de ensino reflexivo da literatura prevista nos documentos legais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de leitura literária no nível médio breve análise sobre as.pdf7.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.