00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aulas de português no Facebook : unidade básica e multimodalidade
Título(s) alternativo(s): Portuguese classes on Facebook: basic unity and multimodality
Autor(es): Silva, Maria Geni dos Santos
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Jair Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: A utilização do raciocínio permitiu à humanidade criar várias tecnologias, dentre elas as chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Com isso, novos conhecimentos vieram à tona pelo uso da internet e de suas diversificadas ferramentas. Atualmente, existe uma grande preocupação por parte dos pesquisadores em educação quanto à necessidade crescente de incorporar as TIC às práticas escolares para o ensino da escrita e leitura, visando aos multiletramentos para discentes na educação básica. Desenvolvido em 2004, por universitários de Harvard, o Facebook surgiu com o objetivo de conectar estudantes que tivessem o perfil dos alunos da universidade. A partir de 2006, esse meio de comunicação se popularizou, começando a ser utilizado por pessoas com diferentes perfis e objetivos. Nunca se precisou tanto de plataformas alternativas de ensino como nos dias atuais, principalmente no momento em que a humanidade vivenciou a pandemia do SARS-COV-2, impossibilitando a ida de milhares de estudantes à escola. O Facebook tornou-se, então, um dos meios ainda mais fortes de conexão desses alunos com o conhecimento, mas vinha sendo utilizado como ferramenta para o ensino mesmo antes do surgimento do vírus do Covid 19. O objetivo deste trabalho foi analisar aulas de língua portuguesa no Facebook, observando, especificamente, o texto como unidade básica da língua e o uso de recursos multimodais como vídeo, imagem, áudio. Trata-se de uma pesquisa de campo (digital), qualitativa e interpretativista. Para a sua consolidação, foram selecionados e analisados vídeos de livre acesso disponibilizados no Facebook, sendo realizada também pesquisa bibliográfica para embasamento e discussão dos dados obtidos. A partir das análises realizadas, foi possível evidenciar que o Facebook se enquadra como ferramenta multimodal, pelo uso de diferentes linguagens contemporâneas: verbal, imagética e videográfica, na explicação situada dos conteúdos, atendendo ao conceito de multimodalidade, para a eficácia do ensino e da aprendizagem.
Abstract: The use of reasoning allowed humanity to create several technologies, Information and Communication Technologies (ICT) in turn, through the internet and its tools, enable the acquisition of new knowledge, there is currently a great concern on the part of researchers in education and the growing need to incorporate ICTs into school practices for teaching writing and reading with the aim of multi-literacy for students in basic education. Developed in 2004 by Harvard university students, Facebook emerged with the objective of connecting students who had the profile of university students, so from 2006 this means of communication became popular, starting to be used by people with different profiles and goals. Alternative teaching platforms have never been needed as much as today, when humanity is experiencing the SARS-COV-2 pandemic, making it impossible for thousands of students to go to school, making Facebook an even stronger means of connecting these students. students to teaching, however, Facebook has been used as a tool for teaching even before the emergence of the Covid 19 virus. multimodal as video, image, audio. The present work is a field research (digital), qualitative and interpretive, for its consolidation were selected and analyzed videos of free access available on Facebook, being also carried out a bibliographic research for basement and discussion of the obtained data. From the analyzes carried out, it was possible to show that Facebook fits as a multimodal tool, to the detriment of the use of videos and memes inserted in the classes to explain the contents, the authors argue that the Portuguese classes analyzed fit the concept of multimodality , which can be used effectively for teaching.
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Multimodalidade
Facebook (Rede social on-line)
Portuguese language - Study and teaching
Multimodality
Facebook (Network online social)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Silva, Maria Geni dos. Aulas de português no Facebook: unidade básica e multimodalidade. 2024. 30 f. Trabalho de conclusão de curso em Letras - Português) – Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14587
Data do documento: 9-set-2022
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