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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14572
Tipo: | Tese |
Título: | A vida e a escola nas narrativas biográficas de jovens egressos de uma escola de ensino médio do pALei |
Autor(es): | Cardoso, Lílian Bárbara Cavalcanti |
Primeiro Orientador: | Silva, Rosemeire Reis da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Valeria Campos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Amorim, Roseane Maria de |
Resumo: | Objetivou-se com esta tese compreender os sentidos atribuídos por um grupo de jovens estudantes egressos às atividades realizadas em uma escola, regida pelo Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei). O Programa pALei antecipa a organização da escola média e as concepções de formação para jovens no Ensino Médio (EM), consolidadas posteriormente pela “Reforma” de 2017. Os sentidos atribuídos pelos jovens e uma jovem às experiências na escola média estão inseridos em um contexto específico, por se relacionarem com um programa criado com a justificativa de superar as dificuldades dos jovens em relação às pressões sofridas para definir seu futuro, com a concepção de que esta etapa deve ser prioridade política por formar a força de trabalho jovem. Por isso, o programa tem como uma das suas finalidades a preparação básica para o trabalho. A concepção de preparar os jovens para uma carreira profissional, quando alinhada às dinâmicas econômicas neoliberais, que ditam um ideal de escolarização baseada na Pedagogia das Competências, prioriza uma formação para a responsabilização individual pelo sucesso ou não na carreira profissional, sem o foco na formação ampliada, com a possibilidade de criticidade e leitura de mundo. Seguindo essa lógica, o EM seria, assim, um instrumento em potencial de provocar “crise existencial” nos jovens, em razão da pressão que eles recebem ao serem obrigados a pensar “no que irão fazer da vida”, diante de uma lista de opções ditadas pelo sistema como padrão. Tais diretrizes desconsideram as condições socioeconômicas das juventudes, as necessidades de investimento nas escolas, no trabalho dos profissionais de ensino e as necessidades de formação mais qualificada no sentido literal desta palavra. Diante dessas considerações, a pesquisa realizou-se buscando responder às seguintes questões: quais os sentidos atribuídos por jovens egressos de uma escola do Ensino Médio do pALei às suas vivências nessa etapa da escolarização. Os significados dessas vivências dialogam com sua vida? Esta tese procura ter acesso à perspectiva de estudantes sobre sua vivência no ensino médio que, pelo menos nos documentos legais, passam a propor orientá-los em relação às suas perspectivas. Nesse sentido, os pressupostos teóricos que guiaram esta investigação estão amparados em uma pesquisa qualitativa, com a articulação da pesquisa documental, da pesquisa Biográfica em Educação de Christine Delory-Momberger e na teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot. O percurso metodológico foi desenvolvido em três fases: 1) levantamento e análise de documentos legais sobre o EM no Brasil e em Alagoas para realização de uma breve contextualização do objeto de estudo. 2) elaboração de materiais biográficos dos jovens mediante narrativas: escrita de uma carta endereçada a um recruta na escola do pALei e duas entrevistas narrativas individuais; 3) análise das narrativas. Os resultados levantados nesta tese mostram que os jovens demonstraram estrutura de significação positiva e negativa quanto às suas experiências escolares na escola média. Os jovens afirmaram que era bom estar mais tempo na escola em relação à sociabilidade, à construção de vínculos de amizade, por ser um espaço de troca e aprendizagem de saberes com colegas e professores, influenciando, para alguns, nos estudos posteriores. Os sentidos relacionados com as críticas ao programa relacionavam-se com a questão de que a escola incentivava muito quanto ao ingresso no ensino superior, porém, não proporcionava a formação na escola regida pelo pALEi, voltada para a formação técnica, não conseguiu preparar os jovens para sua inserção no mercado de trabalho. Continuou existindo precariedade na organização escolar, como falta de professores, problemas na utilização dos laboratórios, desorganização em relação às propostas implantadas, atividades desarticuladas que geravam o cansaço por ficar todo o período na escola. Esses aspectos apresentam indícios de que as políticas curriculares e estruturais para o Ensino Médio não estão conseguindo atingir seus objetivos. Os discursos reformistas, sem as condições concretas de formação para que esses jovens possam ter um repertório de caminhos possíveis, não surtiráo o efeito depositado em programas considerados “inovadores”; porém, centrados no desenvolvimento das competências individuais, e não no projeto de si de estudantes. Nesse sentido, o estudo contribui para a identificação de que é importante que o pALEi, implantado em 2016 em Alagoas, seja avaliado por todos que dele fizeram parte, em especial pelos próprios jovens, para que experiências que podem ser positivas, como as apontadas nesta tese, possam ser aperfeiçoadas e para que se modifique em aspectos considerados problemáticos. Considerase que as políticas públicas educacionais para essa etapa devem estar atreladas às estratégias que contemplem as reais necessidades sociais, econômicas e culturais das juventudes e não somente busquem atender as demandas de formação ditadas pelo mercado de trabalho em uma sociedade excludente. |
Abstract: | The aim of this thesis was to understand the meanings attributed by a group of young graduates to the activities carried out in a school governed by the Alagoas Comprehensive Education Programme (pALei). The pALei Programme anticipates the organisation of secondary schools and the conceptions of training for young people in secondary education, later consolidated by the "Reform" of 2017. The meanings attributed by the young men and women to their experiences in secondary school are inserted in a specific context, as they relate to a programme created with the justification of overcoming the difficulties young people face in relation to the pressures they are under to define their future, with the conception that this stage should be a political priority because it trains the young workforce. For this reason, one of the programme's aims is basic preparation for work. The concept of preparing young people for a professional career, when aligned with neoliberal economic dynamics, which dictate an ideal of schooling based on the Pedagogy of Competences, prioritises training for individual responsibility for success or otherwise in a professional career, without a focus on broader training, with the possibility of criticality and reading the world. Following this logic, higher education would thus be a potential instrument for provoking an "existential crisis" in young people, due to the pressure they receive when they are forced to think about "what they are going to do with their lives", faced with a list of options dictated by the system as a standard. These guidelines disregard the socio-economic conditions of young people, the need for investment in schools, the work of teaching professionals and the need for more qualified training in the literal sense of the word. Given these considerations, the research was carried out in an attempt to answer the following questions: what are the meanings attributed by young people who have graduated from a high school in the pALei region to their experiences at this stage of their schooling? Do the meanings of these experiences dialogue with their lives? This thesis seeks to gain access to students' perspectives on their experience in secondary education, which, at least in the legal documents, start to offer guidance on their prospects. In this sense, the theoretical assumptions that guided this investigation are based on qualitative research, with the articulation of documentary research, Christine Delory-Momberger's Biographical Research in Education and Bernard Charlot's theory of the Relationship with Knowledge. The methodological path was developed in three phases: 1) a survey and analysis of legal documents on the MS in Brazil and Alagoas to briefly contextualise the object of study; 2) the production of biographical materials on young people through narratives: writing a letter addressed to a recruit at the pALei school and two individual narrative interviews; 3) analysis of the narratives. The results of this thesis show that the young people demonstrated both positive and negative structures of meaning in relation to their middle school experiences. The young people said that it was good to spend more time at school in terms of sociability, building bonds of friendship, as it was a space for exchanging and learning knowledge with classmates and teachers, influencing, for some, their later studies. The meanings related to criticisms of the programme were that the school gave a lot of encouragement to enter higher education, but did not provide the training at the school governed by pALEi, which focused on technical training and failed to prepare young people to enter the labour market. The school organisation continued to be precarious, with a lack of teachers, problems using the laboratories, disorganisation in relation to the proposals put in place, disjointed activities that led to tiredness from staying at school all term. These aspects show that the curricular and structural policies for secondary education are failing to achieve their objectives. Reformist discourses, without concrete training conditions so that these young people can have a repertoire of possible paths, will not have the same effect as the programmes that are considered "innovative"; however, they are centred on the development of individual competences, and not on the students' project of self. In this sense, the study contributes to the identification that it is important for the pALEi programme, implemented in 2016 in Alagoas, to be evaluated by all those who took part in it, especially the young people themselves, so that experiences that can be positive, such as those pointed out in this thesis, can be improved and aspects that are considered problematic can be modified. We believe that public educational policies for this stage should be linked to strategies that take into account the real social, economic and cultural needs of young people and not just seek to meet the training demands dictated by the labour market in an exclusionary society. El objetivo de esta tesis fue comprender los significados atribuidos por un grupo de jóvenes graduados a las actividades realizadas en una escuela regida por el Programa de Educación Integral de Alagoas (pALei). El Programa pALei anticipa la organización de las escuelas secundarias y las concepciones de formación de los jóvenes en la enseñanza media, posteriormente consolidadas por la "Reforma" de 2017. Los significados atribuidos por los jóvenes y las jóvenes a sus experiencias en la escuela secundaria se insertan en un contexto específico, ya que se relacionan con un programa creado con la justificación de superar las dificultades que enfrentan los jóvenes en relación con las presiones a las que están sometidos para definir su futuro, con la concepción de que esta etapa debe ser una prioridad política porque forma la mano de obra joven. Por esta razón, uno de los objetivos del programa es la preparación básica para el trabajo. El concepto de preparación de los jóvenes para la carrera profesional, al alinearse con las dinámicas económicas neoliberales, que dictan un ideal de escolarización basado en la Pedagogía de las Competencias, prioriza la formación para la responsabilidad individual del éxito o no en la carrera profesional, sin un enfoque de formación más amplio, con posibilidad de criticidad y lectura del mundo. Siguiendo esta lógica, la educación superior sería así un instrumento potencial para provocar una "crisis existencial" en los jóvenes, debido a la presión que reciben cuando se ven obligados a pensar en "qué van a hacer con sus vidas", frente a una lista de opciones dictadas por el sistema como norma. Estas directrices ignoran las condiciones socioeconómicas de los jóvenes, la necesidad de inversión en las escuelas, el trabajo de los profesionales de la enseñanza y la necesidad de una formación más cualificada en el sentido literal de la palabra. Teniendo en cuenta estas consideraciones, la investigación se llevó a cabo en un intento de responder a las siguientes preguntas: ¿cuáles son los significados atribuidos por los jóvenes que se han graduado de una escuela secundaria en la región pALei a sus experiencias en esta etapa de su escolaridad? ¿Los significados de esas experiencias dialogan con sus vidas? Esta tesis busca acceder a las perspectivas de los estudiantes sobre su experiencia en la enseñanza media, que, al menos en los documentos legales, comienzan a ofrecer orientaciones sobre sus perspectivas. En este sentido, los presupuestos teóricos que orientaron esta investigación se basan en la investigación cualitativa, con la articulación de la investigación documental, la Investigación Biográfica en Educación de Christine DeloryMomberger y la teoría de la Relación con el Saber de Bernard Charlot. El camino metodológico se desarrolló en tres fases: 1) relevamiento y análisis de documentos legales sobre el MS en Brasil y Alagoas para contextualizar brevemente el objeto de estudio; 2) producción de materiales biográficos sobre los jóvenes a través de narrativas: redacción de una carta dirigida a un recluta de la escuela pALei y dos entrevistas narrativas individuales; 3) análisis de las narrativas. Los resultados de esta tesis muestran que los jóvenes demostraron estructuras de significado positivas y negativas en relación a sus experiencias escolares en la escuela media. Los jóvenes manifestaron que era bueno pasar más tiempo en la escuela en términos de sociabilidad, construyendo lazos de amistad, ya que era un espacio de intercambio y aprendizaje de conocimientos con compañeros y profesores, influyendo, para algunos, en sus estudios posteriores. Los significados relacionados con las críticas al programa eran que la escuela incentivaba mucho el acceso a la enseñanza superior, pero no proporcionaba la formación de la escuela regida por el pALEi, que se centraba en la formación técnica y no preparaba a los jóvenes para entrar en el mercado laboral. La organización de la escuela seguía siendo precaria, con falta de profesores, problemas para utilizar los laboratorios, desorganización en relación con las propuestas puestas en marcha, actividades inconexas que provocaban cansancio por permanecer en la escuela todo el trimestre. Estos aspectos demuestran que las políticas curriculares y estructurales para la educación secundaria no están logrando sus objetivos. Los discursos reformistas, sin condiciones concretas de formación para que estos jóvenes puedan tener un repertorio de trayectorias posibles, no tendrán el mismo efecto que los programas considerados "innovadores"; sin embargo, están centrados en el desarrollo de competencias individuales, y no en el proyecto de sí mismo de los alumnos. En este sentido, el estudio contribuye a la identificación de que es importante que el programa pALEi, implementado en 2016 en Alagoas, sea evaluado por todos los que participaron en él, especialmente los propios jóvenes, para que las experiencias que pueden ser positivas, como las señaladas en esta tesis, puedan ser mejoradas y los aspectos que se consideran problemáticos puedan ser modificados. Creemos que las políticas públicas educativas para esta etapa deben estar vinculadas a estrategias que tengan en cuenta las verdaderas necesidades sociales, económicas y culturales de los jóvenes y no sólo busquen satisfacer las demandas formativas dictadas por el mercado laboral en una sociedad excluyente. |
Palavras-chave: | Alagoas. Secretaria de Estado da Educação. Programa Alagoano de Ensino Integral Charlot, Bernard. Relação com o saber Ensino médio Juventudes Pesquisa biográfica Educação Secondary education Youth pALei Biographical research in education Relationship with knowledge Educación secundaria Juventud Investigación biográfica en educación Relación con el conocimiento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | CARDOSO, Lílian Bárbara Cavalcanti. A vida e a escola nas narrativas biográficas de jovens egressos de uma escola de ensino médio do pALei. 2023. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14572 |
Data do documento: | 28-fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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