00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Matilde Wrublevski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9282250639292719pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Ednaldo Candido Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4564952418644110pt_BR
dc.contributor.referee2Gianini, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288167787924464pt_BR
dc.creatorOliveira, Itamar Farias de-
dc.date.accessioned2024-10-21T17:06:07Z-
dc.date.available2024-10-21-
dc.date.available2024-10-21T17:06:07Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Itamar Farias de. Uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14525-
dc.description.abstractThis work is the result of a Literature Review addressing the theme of the use of theater games in the inclusive classroom, which is a current, necessary, and urgent topic. The main objective here is to discuss the possibility of Theater Games being an effective tool in the overall development of students in the inclusive classroom. The theme is approached based on the theories of arts educators Viola Spolin, through her work Theater Games in the Classroom - The Teacher's Book, and Olga Reverbel, from her experiences with Theater Games and global expression activities. The possibilities of using Theater Games, which explore both physical and intellectual perspectives, in the overall development of students with disabilities, global developmental disorders (GDD), high abilities/giftedness, including other students, were discussed. The theoretical unfolding is also sought through the addition of researchers who contributed to the improvement of art education in Brazil, focusing on this theme, making it clear that theater games are an important tool in the practice of the new classroom and effective for the overall development of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Artespt_BR
dc.subjectJogos Teatraispt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSala de Aula inclusivapt_BR
dc.subjectArts Teachingpt_BR
dc.subjectTheatrical Gamespt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectInclusive Classroompt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleUso dos jogos teatrais na sala de aula inclusivapt_BR
dc.title.alternativeUse of theatrical games in the inclusive classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma Revisão Bibliográfica da Literatura que aborda o tema o uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva, sendo esta uma temática atual, necessária e urgente. Aqui se tem o objetivo principal em discutir a possibilidade dos Jogos Teatrais serem um instrumento eficaz no desenvolvimento geral dos alunos na sala de aula inclusiva. Aborda-se o tema ancorado nas teorias das artes-educadoras Spolin, através da sua obra Jogos Teatrais na Sala de Aula - O livro do professor, e Reverbel, a partir das suas experiências com Jogos Teatrais e atividades globais de expressão. Foram discutidas as possibilidades do uso dos Jogos Teatrais, que exploram tanto do ponto de vista físico, quanto intelectual, no desenvolvimento global dos alunos com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), altas habilidades/superdotação, incluindo os demais alunos. Busca-se, também, o desdobramento teórico com a soma de pesquisadores que contribuíram para a melhoria do ensino de arte no Brasil, voltados para esta temática, ficando evidente que os jogos teatrais são um instrumento importante, na prática da nova sala de aula e eficaz para o desenvolvimento global dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva.pdfUso dos jogos teatrais na sala de aula inclusiva319.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.