00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Angélica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0004923271744434pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee2Dias, Juliana Michaello Macêdo-
dc.contributor.referee3Ruoso, Carolina-
dc.contributor.referee4Rechenberg, Fernanda-
dc.creatorMelo, Thalita Carla de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0004923271744434pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-08T17:18:01Z-
dc.date.available2024-10-08-
dc.date.available2024-10-08T17:18:01Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationMELO, Thalita Carla de Lima. Resistências poéticas nas artes visuais de artistas negros: por uma “quilombagem estético-afetiva”. 2024. 280 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14494-
dc.description.abstractThis thesis sought to list black authorship in the field of contemporary visual arts, whose poetics and imagery allow the visibility of works whose aesthetic potential favors the repositioning of narratives about subjects and the black population in Brazil. This work was theoretically based on decolonial and countercolonial thinking, bringing Brazilian and Latino authors, artists and authors of black feminism as an alternative to the history of erasures, cultural appropriations and epistemicides of black knowledge and practices. Methodologically, it was guided by the study and experimentation of visualities, from the virtual wandering, the experimental practice of 'urban assembly', the tools built by the Research Group Studies of the Landscape and the proposal of Exhibition Curatorship as a way of presenting the thesis text. If this thesis managed to invest in non-dominant and counter-colonial visualities and narratives, a contribution can be made in the critical and aesthetic reconfiguration of the look, in the field of study of urbanities, allowing to see the ways of living and feeling the city from the perspective of marginalized protagonists. In addition to favoring the representations of their own stories to reconfigure subjectivities, landscapes and social places, building spatialities, urban in particular, more equitable and inclusive.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectAutores negrospt_BR
dc.subjectImagens e paisagens contracoloniaispt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectNarrativa expográfica-curatorialpt_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectBlack authorshippt_BR
dc.subjectCountercolonial images and landscapespt_BR
dc.subjectSocial Psychologypt_BR
dc.subjectExpographic-curatorial narrativept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleResistências poéticas nas artes visuais de artistas negros: por uma “quilombagem estético-afetiva”pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEsta tese buscou repertoriar autorias negras inscritas no campo das artes visuais contemporâneas, cujas poéticas e imagéticas permitem visibilizar obras cujo potencial estético favorece o reposicionamento das narrativas sobre os sujeitos e população negra no Brasil. Este trabalho se pautou teoricamente a partir do pensamento decolonial e contracolonial, trazendo autores brasileiros, latinos, artistas e autoras do feminismo negro como alternativa à história de apagamentos, apropriações culturais e epistemicídios dos saberes e práticas negras. Metodologicamente se encaminhou pelo estudo e experimentação de visualidades, a partir da errância virtual, da prática experimental da ‘montagem urbana’, das ferramentas construídas pelo Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem e da proposta de ‘Curadoria de Exposição’ como forma de apresentação do texto-tese. Se esta tese conseguiu investir em visualidades e narrativas não dominantes e contra coloniais, uma contribuição pode se dar na reconfiguração crítica e estética do olhar, no campo de estudo das urbanidades, permitindo ver os modos de viver e sentir a cidade a partir dos protagonistas marginalizados. Além de favorecer que as representações de suas próprias histórias reconfigurem subjetividades, paisagens e lugares sociais, construindo espacialidades, urbanas em especial, mais equânimes e inclusivas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resistências poéticas nas artes visuais de artistas negros_por uma “quilombagem estético-afetiva”.pdfResistências poéticas nas artes visuais de artistas negros: por uma “quilombagem estético-afetiva”12.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.