00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14488
Tipo: Tese
Título: Educação infantil e relações étnico-raciais: formação continuada e docência nos Cmeis de Maceió-AL
Autor(es): Freitas, Isabel Ferreira
Primeiro Orientador: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, José Vicente Medeiros da
metadata.dc.contributor.referee4: Matos, Junot Cornélio
Resumo: O estudo propõe a pensar a formação continuada de professoras da educação infantil, tendo a luta contra a barbárie como combate ao racismo estrutural que se faz presente na educação infantil. O objetivo do estudo foi investigar a influência da formação continuada oferecida às professoras de alguns Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da 6ª Região Administrativa da Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL, na promoção de um conhecimento crítico sobre as relações étnico-raciais desde a primeira infância, analisando como essa formação impacta não apenas a prática docente, mas também a percepção e atitude das educadoras em relação ao tema em sala de aula. O estudo se concentra no bairro Benedito Bentes, em Maceió-AL, a escolha se deu pela concentração de Cmeis administrados pela Semed em um único bairro, por conta da sua extensão territorial, lá temos o quantitativo de 11 Cmeis, o outro motivo é o infeliz índice de violência contra a população de jovens negros na região, o que indica forte presença da população negra no bairro. Nosso campo teórico seguiu autores e autoras no âmbito das teorias críticas. Para compor esse estudo elencamos algumas políticas públicas de ações afirmativas voltadas para educação e direcionamos um questionário on-line para as professoras dos Cmeis com o objetivo de analisar a perspectiva das formações continuadas oferecidas pela Semed e a compreensão do ensino das relações étnico-raciais para crianças. O material foi analisado através da técnica de análise de conteúdo. A metodologia da pesquisa consiste em um estudo qualitativo com uma abordagem teórico-crítica da sociedade para elaborar e trabalhar a noção de educação crítica e antirracista. Nosso estudo identificou que as docentes reconhecem que necessitam de formação sobre o ensino das relações étnicoraciais, porém até o momento da pesquisa as informações são que nem a Semed e nem os Cmeis haviam ofertado. Outro ponto importante que identificamos conforme as análises foi o resquício de uma cultura brasileira que se vangloria da democracia racial no país e que acaba influenciando a educação escolar. Por fim, apresentamos pistas para se pensar uma educação antirracista por meio de epistemologias da experiência e emancipação na educação.
Abstract: The study proposes to think about the continued training of early childhood education teachers, considering the fight against barbarism as a fight against the structural racism that is present in early childhood education. The objective of the study was to investigate the influence of continued training offered to teachers from some Municipal Early Childhood Education Centers (Cmeis) in the 6th Administrative Region of the Municipal Department of Education of MaceióAL, in promoting critical knowledge about ethnic-racial relations since early childhood, analyzing how this training impacts not only teaching practice, but also the perception and attitude of educators towards the topic in the classroom. The study focuses on the Benedito Bentes neighborhood, in Maceió-AL, the choice was made due to the concentration of Cmeis administered by Semed in a single neighborhood, due to its territorial extension, there we have a quantity of 11 Cmeis, the other reason is the unfortunate rate of violence against the young black population in the region, which indicates a strong presence of the black population in the neighborhood. To compose this study, we listed some public affirmative action policies aimed at education and directed an online questionnaire to Cmeis teachers with the aim of analyzing the perspective of continued training offered by Semed and the understanding of teaching ethnic-racial relations for children. The material was analyzed using the content analysis technique (Bardin, 2002). The research methodology consists of a qualitative study with a theoretical-critical approach to society to develop and work on the notion of critical and antiracist education. Our study identified that teachers recognize that they need training in the teaching of ethnic-racial relations, but at the time of the research the information is that neither Semed nor Cmeis had offered it. Another important point that we identified according to the analyzes was the remnant of a Brazilian culture that boasts of "racial democracy" in the country and that ends up influencing school education. Finally, we present clues for thinking about antiracist education through epistemologies of experience and emancipation in education.
Palavras-chave: Educação Infantil
Relações étnico-raciais
Formação continuada
Antirracismo
Early childhood education
Ethnic-racial relations
Anti-racist education
Continuing training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FREITAS, Isabel Ferreira. Educação infantil e relações étnico-raciais: formação continuada e docência nos Cmeis de Maceió-AL. 2024. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14488
Data do documento: 26-jan-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação infantil e relações étnico-raciais_formação continuada e docência nos Cmeis de Maceió-AL.pdf5.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.