Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6683701278112547 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Francyelle Moura de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8677739496868550 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Thiago Barros Correia da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0321953616834531 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Ícaro Mota | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9841287383537466 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Soares, Carla Juliana Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4872604121940046 | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Pamela Juliana dos Santos Batista | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0434758187935174 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T16:54:08Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T16:54:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Pamela Juliana dos Santos Batista. Jogo da memória como instrumento didático no ensino de química para jovens e adultos. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14483 | - |
dc.description.abstract | This coursework assignment presents a literature review about a chemical memory game of acids and bases, to be applied as a didactic tool in teaching youth and adult education. Fixing, through the letters, the knowledge of inorganic chemical compounds. This research was developed with the purpose of presenting the game as a methodological instrument and is not as a substitute for lectures, without discarding traditional teaching methods, which may minimize the possible gaps left in relation to the teaching and learning process of certain content. Throughout the work, we will describe the methodology applied during the formation of the memory game and methods of plays and we will present a reflection based on theoretical references regarding the education of young people and adults. From the search for works that addressed the theme in discourse, it was possible to verify that in ten years of research, very few studies published in the main database platforms were found, demonstrating that the strategy of the application of games in the classroom should deserve a greater space in the teachers' daily pedagogical practice for greater cognitive maturation of the participants. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Química- Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo da memória | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Compostos Orgânicos | pt_BR |
dc.subject | Chemical Game | pt_BR |
dc.subject | Organic Compounds | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Jogo da memória como instrumento didático no ensino de química para jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica acerca de um jogo da memória químico de ácidos e bases, para ser aplicado como instrumento didático no ensino de educação de jovens e adultos. Fixando, através das cartas, o conhecimento de compostos químicos inorgânicos. Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de apresentar o jogo como instrumento metodológico e não como substituto das aulas expositivas, sem descartar os métodos tradicionais de ensino, podendo minimizar as possíveis lacunas deixadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem de determinado conteúdo. Ao longo do trabalho, descreveremos a metodologia aplicada durante a formação do jogo de memória e métodos de jogadas e apresentaremos uma reflexão fundamentada em referenciais teóricos a respeito da educação de jovens e adultos. Foi possível compreender a importância, bem como a necessidade da implementação de materiais didáticos alternativos dentro das salas de aulas do Brasil, para a Educação de Jovens e Adultos. A partir da busca por trabalhos que abordassem a temática em discurso, foi possível constatar que em dez anos de pesquisas, foram encontrados pouquíssimos trabalhos publicados nas principais plataformas de base de dados, demonstrando, que a estratégia da aplicação de jogos em sala de aula deveria merecer um espaço maior na prática pedagógica cotidiana dos professores por um maior amadurecimento cognitivo dos participantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogo da memória como instrumento didático no ensino de química para jovens e adultos.pdf | Jogo da memória como instrumento didático no ensino de química para jovens e adultos | 547.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.