00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Francyelle Moura de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8677739496868550pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thiago Barros Correia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321953616834531pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Ícaro Mota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841287383537466pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Carla Juliana Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872604121940046pt_BR
dc.creatorAraújo, Pamela Juliana dos Santos Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0434758187935174pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-07T16:54:08Z-
dc.date.available2024-10-07-
dc.date.available2024-10-07T16:54:08Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationARAÚJO, Pamela Juliana dos Santos Batista. Jogo da memória como instrumento didático no ensino de química para jovens e adultos. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14483-
dc.description.abstractThis coursework assignment presents a literature review about a chemical memory game of acids and bases, to be applied as a didactic tool in teaching youth and adult education. Fixing, through the letters, the knowledge of inorganic chemical compounds. This research was developed with the purpose of presenting the game as a methodological instrument and is not as a substitute for lectures, without discarding traditional teaching methods, which may minimize the possible gaps left in relation to the teaching and learning process of certain content. Throughout the work, we will describe the methodology applied during the formation of the memory game and methods of plays and we will present a reflection based on theoretical references regarding the education of young people and adults. From the search for works that addressed the theme in discourse, it was possible to verify that in ten years of research, very few studies published in the main database platforms were found, demonstrating that the strategy of the application of games in the classroom should deserve a greater space in the teachers' daily pedagogical practice for greater cognitive maturation of the participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo da memóriapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de químicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectCompostos Orgânicospt_BR
dc.subjectChemical Gamept_BR
dc.subjectOrganic Compoundspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleJogo da memória como instrumento didático no ensino de química para jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma revisão bibliográfica acerca de um jogo da memória químico de ácidos e bases, para ser aplicado como instrumento didático no ensino de educação de jovens e adultos. Fixando, através das cartas, o conhecimento de compostos químicos inorgânicos. Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de apresentar o jogo como instrumento metodológico e não como substituto das aulas expositivas, sem descartar os métodos tradicionais de ensino, podendo minimizar as possíveis lacunas deixadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem de determinado conteúdo. Ao longo do trabalho, descreveremos a metodologia aplicada durante a formação do jogo de memória e métodos de jogadas e apresentaremos uma reflexão fundamentada em referenciais teóricos a respeito da educação de jovens e adultos. Foi possível compreender a importância, bem como a necessidade da implementação de materiais didáticos alternativos dentro das salas de aulas do Brasil, para a Educação de Jovens e Adultos. A partir da busca por trabalhos que abordassem a temática em discurso, foi possível constatar que em dez anos de pesquisas, foram encontrados pouquíssimos trabalhos publicados nas principais plataformas de base de dados, demonstrando, que a estratégia da aplicação de jogos em sala de aula deveria merecer um espaço maior na prática pedagógica cotidiana dos professores por um maior amadurecimento cognitivo dos participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogo da memória como instrumento didático no ensino de química para jovens e adultos.pdfJogo da memória como instrumento didático no ensino de química para jovens e adultos547.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.