00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão na escola campo do PRP geografia: a visão dos alunos com deficiência
Autor(es): Almeida, Benedito Larangeira de
Primeiro Orientador: Almeida, Jacqueline Praxedes de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Cirlene Jeane Santos e
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Murilo Mendonça
Resumo: A escola precisa atender os alunos com deficiência de forma a adequar seu currículo, oferecendo formação e capacitação aos docentes para promover o atendimento das necessidades educativas desses discentes, visto que a escola é um espaço de vivências, de socialização e de integração entre as pessoas. As barreiras físicas também devem ser eliminadas para que assim, todos, de forma igualitária e justa, tenham acesso a uma educação de qualidade. Assim, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), uma das escolas campo do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas, edição 2022-2024, apresenta normativas próprias para através do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) possa dar assistência ao aluno com deficiência. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a inclusão do ambiente escolar e apresentar os resultados da pesquisa realizada no IFAL Campus Maceió, sobre a visão dos alunos com deficiência a respeito da inclusão na referida escola campo. A pesquisa contou com a participação de 9 alunos que recebem a assistência do NAPNE. A investigação utilizou o método qualitativo e empregou o questionário como instrumento de pesquisa. Os resultados demonstraram que, embora todos os discentes consultados conheçam o NAPNE e sintam-se incluídos na instituição, parte destes apontaram a falta de apoio dos colegas, problema de luminosidade da sala e a falta de qualificação do quadro técnico e docente como obstáculos para a promoção da inclusão.
Abstract: The school needs to serve students with disabilities in order to adapt their curriculum, offering training and training to teachers to promote the meeting of the educational needs of these students, since the school is a space for experiences, socialization and integration between people. Physical barriers must also be eliminated so that everyone, equally and fairly, has access to quality education. Thus, the Federal Institute of Alagoas (IFAL), one of the field schools of the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Geography course at the Federal University of Alagoas, 2022-2024 edition, presents its own regulations through the Center for Assistance to People with Needs (NAPNE) can provide assistance to students with disabilities. Therefore, the present work aims to discuss the inclusion of the school environment and present the results of the research carried out at IFAL Campus Maceió, on the view of students with disabilities regarding inclusion in the aforementioned rural school. The research involved the participation of 9 students who receive assistance from NAPNE. The investigation used the qualitative method and used the questionnaire as a research instrument. The results demonstrated that, although all the students consulted are aware of NAPNE and feel included in the institution, some of them pointed out the lack of support from colleagues, the room's lighting problem, and the lack of qualifications of the technical and teaching staff as obstacles encountered.
Palavras-chave: Aluno com deficiência
Inclusão
Obstáculos
Percepção
Student with disabilities
Inclusion
Obstacles
Perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: ALMEIDA, Benedito Larangeira de. Inclusão na escola campo do PRP geografia: a visão dos alunos com deficiência. 2024. [20] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14457
Data do documento: 23-fev-2024
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