00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Kinsey Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810985948735723pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Adriana Valença de-
dc.contributor.referee2Silva, Genisson Panta da-
dc.creatorSilva, Noel Gonzaga da-
dc.date.accessioned2024-10-03T15:35:27Z-
dc.date.available2024-10-03-
dc.date.available2024-10-03T15:35:27Z-
dc.date.issued2023-08-19-
dc.identifier.citationSILVA, Noel Gonzaga da. A prática docente do professor de geografia na contemporaneidade. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Curso de Licenciatura em Geografia à Distância, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14449-
dc.description.abstractThe teaching of Geography is part of a broad debate that, while not necessarily new, remains very current, as it brings up questions of the pedagogical centrality of geographic knowledge. This discussion does not only involve the epistemological aspects and theoretical-methodological assumptions that seek to support the bases of geographic science, but also encompasses the process of building teaching practice and professional identity in Geography. However tteaching geography in the current context requires a set of specifications that go beyond the mere transfer of information. From this starting point, we address the following question: how to stimulate creativity in the practice of teaching geography at school today? To carry out the construction of knowledge, it is necessary to reflect on teaching and learning, taking creativity into account, so that student participation increases and their skills develop. It is considered that the teacher's task is to stimulate the student's development through strategies that take into account their active participation, whose objective is greater attention, communication and awareness in geography classes. This process requires creativity, innovative and up-to-date methods, innovation, experience exchange, network sharing, and use of technical resources, integrated theory and practice, activities that take into account the student's reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA prática docente do professor de geografia na contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino da Geografia se inscreve num amplo debate que, não sendo necessariamente novo, permanece muito atual, por trazer à tona questões de centralidade pedagógica do saber geográfico. Essa discussão não envolve apenas os aspectos epistemológicos e pressupostos teórico-metodológicos que procuram sustentar as bases da ciência geográfica, mas abarca, também, o processo de construção da prática docente e da identidade profissional em Geografia. Contudo, Ensinar geografia no contexto atual requer um conjunto de especificações que vão além da mera transferência de informações. A partir desse ponto de partida, abordamos a seguinte questão: como estimular a criatividade na prática de ensino de geografia escolar na atualidade? Para concretizar a construção do conhecimento, é preciso refletir sobre o ensino e a aprendizagem, levando em consideração a criatividade, para que a participação dos alunos aumente e suas habilidades se desenvolvam. Considera-se que a tarefa do professor é estimular o desenvolvimento do aluno por meio de estratégias que levem em consideração sua participação ativa, cujo objetivo é maior atenção, comunicação e conscientização nas aulas de geografia. Esse processo requer criatividade, métodos inovadores e atualizados, inovação, troca de experiências, compartilhamento de redes, uso de recursos técnicos, teoria e prática integradas, atividades que levem em conta a realidade do aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática docente do professor de geografia na contemporaneidade.pdf659.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.