00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14443
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Bibliotecas públicas municipais da Paraíba: identificando conjunturas
Título(s) alternativo(s): Public libraries of municipal Paraíba: identifying conjunctures
Autor(es): Andrade, Robéria de Lourdes de Vasconcelos
Costa, Luciana Ferreira da
Resumo: A biblioteca pública, segundo o Manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(Unesco), deve ser a porta de entrada para o conhecimento, pela promoção de aprendizagem contínua, emancipação e autonomia de decisão e desenvolvimento cultural dos indivíduos e grupos sociais. Por este cenário, a pesquisa em relato objetivou identificar a conjuntura das Bibliotecas Públicas da região do Cariri Ocidental paraibano, estabelecendo um quadro da estrutura administrativa, física, recursos humanos e tecnológicos. A pesquisa é de cunho exploratório-descritiva, ancorada numa abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados, utiliza o questionário, aplicado com os gestores das bibliotecas. Pauta-se, para a análise dos dados, na análise descritiva por categorias. Os resultados expressam que as bibliotecas restringem suas atividades à função educacional, o que caracteriza pouca contribuição para o município. Conclui que a atual conjuntura das bibliotecas públicas da região do Cariri Ocidental paraibano, em termos de estrutura administrativa, física, recursos humanos capacitados e tecnológicos, demonstra um quadro frágil e deficiente, o que dificulta o cumprimento da missão deste tipo de biblioteca, bem como seu crescimento, qualidade e modernidade.
Abstract: The public library, according to the Manifesto of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) is to be the gateway to knowledge, the promotion of life long learning, empowerment and autonomy in decision making and cultural developmentof individuals and social groups. For this scenario, the research reported here aimed to identify the juncture of the Public Libraries of Cariri Western Paraiba, establishing a framework of administrative structure, physical, human and technological resources. The researchis exploratory and descriptive, anchored in aqualitative and quantitative approach. To collect the data, using the questionnaire, applied with library managers. It is guided for data analysis in descriptive analysis categories.The results show that libraries restrict their activities to the educational function, which characterizes little contribution to the municipality. We conclude that the current situation of public libraries in the region of West Cariri Paraiba, in terms of administrative structure, physical, skilled human resources and technology, demonstrates a rather frail and poor, which hinders the ful fillment of this type of library and asits growth, quality and modernity.
Palavras-chave: Biblioteca Pública
Biblioteca pública municipal
Gestores
Região do Cariri Ocidental - Paraíba
Public library
Municipal public library
Managers
Region of West Cariri - Paraíba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFAL
Citação: ANDRADE, R. L. V.; COSTA, L. F. Bibliotecas públicas municipais da paraíba: identificando conjunturas. Biblionline, n. esp., p. 198-213. 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14443
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bibliotecas públicas municipais da paraíba: identificando conjunturas757.14 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.