00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário
Título(s) alternativo(s): Nursing students knowledge about patient safety in a university hospital
Autor(es): Aleluia, Márcia Mirian Rosendo
Primeiro Orientador: Lima, Lucy Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fregadolli, Andrea Marques Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee1: Comassetto, Isabel
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.referee3: Nagliate, Patrícia de Carvalho
Resumo: O Programa Nacional de Segurança do Paciente instituído pelo Ministério da Saúde possui reconhecimento da sua contribuição para a qualificação do cuidado em saúde, tornando-se imprescindível a sua atuação em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, estimulando uma prática assistencial segura. A pergunta norteadora que conduziu a pesquisa foi: Qual é o conhecimento de graduandos em enfermagem de uma universidade pública, sobre segurança do paciente? O estudo teve como objetivo o conhecimento dos graduandos de enfermagem a respeito da segurança do paciente durante o Estágio Supervisionado em um hospital universitário. Do ponto de vista metodológico consideramos a pesquisa um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, do qual participaram 19 graduandos do curso de Enfermagem do 9º período e estavam matriculados na disciplina “Estágio supervisionado em hospital geral e unidade básica de saúde 1. As informações foram coletadas por meio de entrevistas guiadas por instrumento semiestruturado e analisadas de acordo com as fases propostas por Bardin (2011): 1. Pré-análise; 2. Exploração do material; 3. Tratamento dos resultados. Os resultados obtidos mostraram que os graduandos, no início do estágio, possuíam conhecimento bem limitado sobre Segurança do Paciente, adquirido no decorrer do curso e em atividades extracurriculares, apresentando evolução significativa em relação ao assunto no decorrer do estágio. Concluímos então com a pesquisa, que as atividades desenvolvidas no estágio permitiram que os estudantes apresentassem maior discernimento quanto aos protocolos implementados pelo Núcleo de Segurança do Paciente no hospital e reconhecimento sobre sua importância para a qualidade assistencial nos serviços de saúde. Com a perspectiva de disseminar a cultura de segurança do paciente foi criado como produto um vídeo animado sobre segurança do paciente entre os estudantes, preceptores, profissionais de saúde e público em geral. De acordo com a pesquisa foi elaborado um artigo e submetido a revista: Pesquisa, sociedade e desenvolvimento. A Relevância do estudo e a contribuição científica esperada a partir do diagnóstico da pesquisa encontra-se na possibilidade de incorporação dos dados para o incremento na formação dos alunos do curso de enfermagem com os conhecimentos adquiridos sobre segurança do paciente levando os a intervir de maneira multidisciplinar, buscando a melhoria da qualidade da assistência.
Abstract: The National Program For Patient Safety instituted by the Brazilian Ministry of Health is recognized for its contribution to the qualification of healthcare, turning its presence in every national healthcare facility essential, stimulating safe assistance practices. The research´s leading question was: What is the knowledge of nursing undergraduates of a public university regarding patient safety? The study had a goal to measure the knowledge of the undergraduates regarding patient safety during their internship in a University Hospital. Methodology-wise, we consider the research a qualitative-descriptive exploratory study, in which participated 19 students in the 9° period of the nursing course enrolled in the subject "Supervised internship in a general hospital and basic health unit 1". The information was collected by interviews guided by a semi-structured tool and analyzed according to the phases proposed by Bardin (2011): 1. Pre-analysis; 2. Material exploration; 3. Treating results. The results obtained showed that the undergraduates, at the beginning of the internship, had limited knowledge regarding Patient Safety, being obtained during the discipline and extracurricular activities, showing significant progress concerning the subject during the internship. We conclude with the research that with the activities developed during the internship allowed the students to present a better understanding of the protocols implemented by the hospital´s Patient Safety Core and recognize its importance to the quality of assistance in healthcare. With the perspective of disseminating the patient safety culture,na animated video on patient safety was created as a product among students, preceptors, health professionals and the general public. According to the research, na article was prepared and submitted to the jornal: Research, society and development.The study´s relevance and the expected scientific contribution are found in the possibility of incorporating the data to increment the formation of the nursing students with the acquired knowledge regarding patient safety leading them to act multidisciplinary, seeking an improvement in the quality of assistance.
Palavras-chave: Segurança do paciente
Medidas de segurança
Serviço hospitalar de enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Patient safety
Security measures
Hospital nursing service
Nursing Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: ALELUIA, Márcia Mirian Rosendo. Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente em um hospital universitário. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. Possui link do produto educacional.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14442
Data do documento: 25-ago-2022
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