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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14441
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino da paternidade na unidade neonatal em um hospital público de ensino no discurso dos profissionais de saúde |
Título(s) alternativo(s): | Teaching of paternity in the neonatal unit in a public teaching hospital in the speech of health professionals |
Autor(es): | Ramos, Harylia Millena Nascimento |
Primeiro Orientador: | Aragaki, Sérgio Seiji |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tavares, Carlos Henrique Falcão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rafael, Eremita Val |
metadata.dc.contributor.referee3: | Azevedo, Cristina Camelo de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Pedrosa, Cláudia Mara |
Resumo: | Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composto de um artigo, decorrente da pesquisa intitulada “Ensino da paternidade na unidade neonatal em um hospital público de ensino no discurso dos profissionais de saúde” e de três produtos educacionais, frutos da pesquisa citada. O estudo teve como objetivo principal conhecer as práticas discursivas sobre o ensino da paternidade em uma Unidade Neonatal. Para alcance desse objetivo foram feitas entrevistas semiestruturadas individualizadas com sete profissionais que trabalham em uma unidade de um hospital público de ensino. Foram construídas três categorias analíticas: “Paternidade: uma questão de gênero e a (não) inclusão do pai no cuidado ao RN”, “Percurso formativo em ensino da paternidade” e “Práticas de saúde no cotidiano do trabalho que contribuem para o ensino da paternidade”. A partir dos resultados e análise da pesquisa, foram elaborados três produtos técnicos educacionais: dois vídeos educativos intitulados: “O pai na unidade neonatal” que, tem como principal objetivo disseminar o conhecimento sobre a inclusão do pai nos cuidados nas unidades neonatais e “Pai, sua presença faz diferença!” que contém informações sobre a Lei do acompanhante. O terceiro produto é uma proposta de uma roda de conversa online, intitulada “Unidade Neonatal também é lugar para o pai/parceiro”, com a finalidade de auxiliar na reflexão e trocar experiências relacionadas à inserção do pai na Unidade Neonatal. Esperamos, com esse trabalho, contribuir com a melhoria das práticas que fortaleçam o ensino e inclusão do pai nos cuidados na unidade neonatal, além de ampliar o debate sobre o papel paterno em situações de hospitalização do recém-nascido, e para além dele. |
Abstract: | This end-of-course academic work of the Professional Master in Health Teaching of the School of Medicine of the Federal University of Alagoas is composed of an article, resulting from the research entitled "Teaching fatherhood in the Neonatal Unit of a public teaching hospital in the discourse of health professionals" and three educational products, results of the aforementioned research. The study's main goal was to know the discursive practices about teaching fatherhood in a neonatal unit. In order to reach this goal, individualized and semi-structured interviews were conducted with seven professionals working in a unit of a public teaching hospital. Three analytical categories were built: "Fatherhood: a gender issue and the (non) inclusion of the father in the care of the newborn", "Formative journey in teaching fatherhood" and "Health practices in the daily work that contribute to the teaching of fatherhood". From the results and analysis of this research, three technical educational products were developed: two educational videos entitled "The father in the neonatal unit", which has as its main objective to share knowledge regarding the inclusion of fathers in neonatal unit care and "Father, your presence makes a difference!", which contains information about the Companion Law. The third product is a proposal for an online conversation circle, entitled "Neonatal unit is also a place for the father/partner", with the purpose of helping in the reflection and exchange of experiences related to the insertion of the father in the neonatal unit. With this research we hope to help improve practices that strengthen the teaching and inclusion of fathers in care in the Neonatal Unit, in addition to broadening the debate on the paternal role in situations of hospitalization of the newborn, and beyond. |
Palavras-chave: | Paternidade Práticas discursivas Unidade de Terapia Intensiva - Neonatal Relações pai-criança Paternity Discursive practices Intensive Care Unit - Neonatal Parent-child relationships |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | RAMOS, Harylia Millena Nascimento. Ensino da paternidade na unidade neonatal em um hospital público de ensino no discurso dos profissionais de saúde. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. Possui links de produtos educacionais. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14441 |
Data do documento: | 1-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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Ensino da paternidade na unidade neonatal em um hospital público de ensino no discurso dos profissionais de saúde.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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