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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14427
Tipo: | Dissertação |
Título: | Leitura dialógica da visita multiprofissional numa residência multiprofissional em saúde |
Autor(es): | Cruz, Fellipe Alves Rocha da |
Primeiro Orientador: | Bernardes, Jefferson de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Susana Souto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lang, Charles Elias |
Resumo: | Essa dissertação tem as visitas multiprofissionais como campo-tema. As visitas surgem enquanto prática, no contexto da saúde, a partir da lógica do trabalho multiprofissional e da multiprofissionalidade, que se baseia em princípios da Educação Permanente em Saúde. Esse trabalho tem o intuito de compreender e discutir as visitas multiprofissionais, na saúde, a partir da articulação entre textos da literatura específica de saúde e conceitos vinculados à dialogia de Bakhtin, e assim, produzir deslocamentos nas discussões acerca de práticas multiprofissionais na construção de processos de cuidado em saúde. Para isso, parte-se da compreensão da ciência enquanto prática humana, situada social e historicamente, assume-se o Construcionismo Social e as Práticas Discursivas e Produção de Sentidos como fundamentação teórico-metodológica. Dialogamos também com autores como Bottega e Castro (2018), Ceccim e Ferla (2008), Ceccim e Feuerwerker (2004), Dallegrave e Kruse (2009), Tesser (2008) e tantos outros que nos ajudaram a pensar acerca da saúde no Brasil, das residências em saúde e da complexa rede intricada de pontos que encontramos quando trabalhamos no SUS. As Rodas de Conversas foram as ferramentas metodológicas, que se fundamentam na dialogia inspirada na tradição bakhtiniana. São espaços para livre circulação da palavra, compartilhamento de experiências, negociações e produções coletivas de sentidos. Foram realizadas 3 rodas de conversas, com residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Pessoa Adulto e da Pessoa Idosa, da Universidade Federal de Alagoas. Identificou-se que as práticas de visitas multiprofissionais são complexas, dinâmicas, ainda em construção, perpassadas por diferentes afetações, sensações, contradições, concepções, equívocos, posicionamentos, disputas e jogos de poder. As conversas destacaram como as visitas recebem influência das diversas formas de diálogos e relações que os/as atores/atrizes da residência e do hospital estabelecem entre si, com usuários (as) e com a própria visita; das diferentes rotinas e lógicas de funcionamento já estabelecidas nos setores nos quais as visitas são realizadas; e das formações dos/as profissionais que participam ou interagem de alguma forma com as visitas. Outras conversas afirmaram como as visitas multiprofissionais auxiliaram na criação de vínculos diversos, entre usuários/as, seus/suas cuidadores/as e os/as residentes suprindo demandas não só físicas, mas também afetivas. Auxilia também, no vínculo entre equipes de residentes, auxiliando na construção do trabalho multiprofissional. São apontados os seguintes efeitos pela realização diária das visitas multiprofissionais: reconhecimento da atuação da equipe de saúde, fortalecimento do SUS, maior abertura ao diálogo entre quem participa da visita, e influência no modo com que os/as próprios/as residentes compreendem seus processos de trabalho e a própria atuação na saúde. |
Abstract: | This dissertation has multidisciplinary visits as its topic field. Visits emerge as a practice, in the health context, based on the logic of multi-professional work and multi-professionality, which is based on principles of Permanent Health Education. This work aims to understand and discuss multi-professional visits, in health, starting from the articulation between texts from specific health literature and concepts linked to Bakhtin's dialogue, and thus producing shifts in discussions about multidisciplinary practices in the construction of health care processes. To do this, we start from the understanding of science as a human practice, socially and historically situated, assuming Social Constructionism and Discursive Practices and Production of Meanings as theoretical-methodological foundations. We also discussed with authors such as Bottega and Castro (2018), Ceccim and Ferla (2008), Ceccim and Feuerwerker (2004), Dallegrave and Kruse (2009), Tesser (2008) and many others who helped us think about health in Brazil, health residencies and the complex, intricate network of points that we encounter when we work in the SUS. The Conversation Circles were the methodological tools, which are based on dialogue inspired by the Bakhtinian tradition. They are spaces for the free circulation of words, sharing of experiences, negotiations and collective production of meanings. Three rounds of conversations were held with residents of the Multiprofessional Residency in Adult and Elderly Health, at the Federal University of Alagoas. It was identified that the practices of multidisciplinary visits are complex, dynamic, still under construction, permeated by different affects, sensations, contradictions, conceptions, mistakes, positions, disputes and power games. The conversations highlighted how visits are influenced by the different forms of dialogue and relationships that the actors at the residence and the hospital establish among themselves, withusers and with the visit itself; the different routines and operating logics already established in the sectors in which the visits are carried out; and the training of professionals who participateor interact in some way with the visits. Other conversations stated how multidisciplinary visits helped to create diverse bonds, between users, their caregivers and residents, meeting not only physical but also emotional demands. It also helps with the link between teams of residents, helping to build multidisciplinary work. The following effects of carrying out daily multidisciplinary visits are highlighted: recognition of the health team's performance, strengthening of the SUS, greater openness to dialogue between those who participate in the visit, and influence on the way in which the residents themselves understand their processes ofwork and their own performance in health. |
Palavras-chave: | Visitas multiprofissionais Residência multiprofissional em saúde Dialogia Multiprofessional visits Multiprofessional residency in health Dialogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | CRUZ, Fellipe Alves Rocha da. Leitura dialógica da visita multiprofissional numa residência multiprofissional em saúde. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14427 |
Data do documento: | 7-out-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP |
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