00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICF - INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FARMÁCIA - ICF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14423
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O CITox UFAL e a curricularização da extensão no curso de farmácia
Autor(es): Silva, Sávio Ricardo de Oliveira
Primeiro Orientador: Moura, Maria Aline Barros Fidelis de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Carlos Arthur Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Eveline Lucena
Resumo: Este artigo resgata da trajetória do CITox UFAL (Centro de Informações Toxicológicas) e de suas ações exitosas – ‘CITox nas Escolas’ e ‘CITox nas Mídias’ – com objetivo de evidenciar a importância da continuidade dos programas de extensão e da participação ativa dos estudantes de graduação e pós-graduação na construção e implementação da extensão, no âmbito do Instituto de Ciências Farmacêuticas – ICF. Utiliza-se método qualitativo descritivo para apresentar os Programas Integralizados de Extensão (PIEx) que compõem o projeto pedagógico de Farmácia, com ênfase para o PIEx III (CITox) e para o planejamento das Ações Curriculares de Extensão (A.C.E) do CITox. Ressalta-se a importância histórica do CITox como programa de extensão, desde 2009, para a institucionalização da extensão no ICF. Entende-se que as A.C.Es do CITox possibilitam à sociedade experienciar a universidade, que deve estar a serviço da melhoria dos espaços extramuros. Com isso, entende-se que o exercício de construção da extensão e sua execução, com excelência e mantendo o olhar humanizado, está sendo iniciado durante a formação acadêmica no curso de Farmácia e se consolida junto ao potencial criativo e capacidade de trabalho dos futuros profissionais. Demonstrou-se que o envolvimento dos membros do CITox em todas as etapas do processo, corroboram a premissa de que a extensão tem o potencial de desenvolver a tomada de decisão, consciência cidadã, habilidades e competências necessárias à prática profissional, ainda durante a formação acadêmica. Com isso, a curricularização torna-se essencial para garantir que todos os estudantes de graduação vivenciem o rico processo da extensão universitária.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: CITox UFAL
Curricularização da Extensão
Educação em Saúde
Redução de Danos
Substâncias Psicoativas
Harm reduction
Health education
Psychoactive substances
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Fármacia - Bacharelado
Citação: SILVA, Sávio Ricardo de Oliveira. O CITox UFAL e a curricularização da extensão no curso de farmácia. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. Trabalho publicado como artigo na Revista Eletrônica Extensão em Debate, [s. l.], v. 11, n. 10, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14380.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14423
Data do documento: 29-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FARMÁCIA - ICF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O CITox UFAL e a curricularização da extensão no curso de farmácia.pdfO CITox UFAL e a curricularização da extensão no curso de farmácia363.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.