00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14421
Tipo: Tese
Título: Formação inicial de professores em educação especial no território brasileiro: uma análise sócio-histórica
Título(s) alternativo(s): Initial training of teachers in Special Education in Brazilian territory: a socio-historical analysis
Autor(es): Ferreira, Raíssa Matos
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Elisangela Leal de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee3: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee4: Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
Resumo: Este estudo aborda sobre a formação inicial de professores em Educação Especial. Teve como objetivo geral analisar as mediações e contradições em relação ao processo de formação inicial de professores em Educação Especial no território brasileiro sob os olhares do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) e da Psicologia Sócio-Histórica (PSH) e, especificamente, apreender os contextos sócio-históricos acerca do processo de expansão de cursos de Licenciatura em Educação Especial; explicitar os objetivos, a justificativa, o perfil de egresso e as matrizes curriculares presentes em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de cursos de Licenciatura em Educação Especial; apreender as significações da coordenação de um curso sobre o processo formativo de professores em Educação Especial. A pesquisa teve início com a participação em uma investigação nacional encomendada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no GT15 - Educação Especial, intitulada como ‘’Formação do professor de Educação Especial no Brasil’’. Sendo assim, utilizamos dados de cursos levantados no site do e-MEC. Posteriormente, produzimos a atualização do levantamento de dados, e realizamos uma pesquisa documental, considerando as proposições de alguns autores vinculados ao MHD, no qual foram analisados 13 PPC, sendo 12 PPC levantados na pesquisa nacional, e um PPC disponibilizado pelo terceiro curso vinculado à universidade pública que foi criado em 2022. A análise de dados dos 13 PPC levantados deu-se a partir da análise temática, e a interpretação através de algumas categorias do MHD e PSH. Além disso, realizamos uma entrevista semiestruturada, via Google Meet, com a coordenadora de um curso de Licenciatura em Educação Especial. A interpretação dos dados deu-se a partir da PSH. Os resultados advindos da análise dos dados do e-MEC apontam que 43 cursos já iniciados são ofertados por 39 IES, sendo a maioria ofertado por IES privadas, totalizando 90%, as IES Públicas/Federais totalizam 8% e a única IES Pública/Municipal totaliza 2%. Acerca do maior quantitativo total de cursos, está vinculado à modalidade de ensino a distância, totalizando 72%, e o menor quantitativo total à modalidade de ensino presencial, totalizando 28%. A análise dos contextos sócio-históricos envolvendo os objetivos, a justificativa, o perfil de egressos e as matrizes curriculares de cursos apontam, possivelmente, que há o predomínio de disciplinas didático-metodológicas baseadas nas competências e habilidades em comparação às disciplinas que envolvem discussões teórico-políticas. Desse modo, compreendemos que os PPC de cursos apresentam matrizes curriculares que adotam a manutenção do modelo médico-psicológico com base na formação por competências. Quanto à análise da entrevista semiestruturada, apreendemos que a coordenação de curso proporcionou espaços de escuta aos licenciandos e egressos ao longo dos processos vivenciados. Pontuamos que, possivelmente, as disciplinas didático-metodológicas são mais priorizadas, enquanto as disciplinas teórico-políticas são secundarizadas durante o processo de ensino-aprendizagem, com base na formação por competências. Também reiteramos a importância do NDE nesta instituição, pois demonstra priorizar a construção coletiva de ações de práticas pedagógicas inclusivas dentro do curso junto a outros cursos, visando potencializar a transversalidade, perpassando o conceito de interseccionalidade, com discussões voltadas para os diversos sistemas de opressão e violências. Em suma, as considerações finais apontam a comprovação da tese de que há mediações e contradições produzidas ao longo da expansão de cursos de Licenciatura em Educação Especial que têm impulsionado uma formação de professores aligeirada e fragmentada, com a presença de matrizes curriculares que direcionam a reprodução de práticas docentes fundamentadas, prioritariamente, no modelo médico-psicológico.
Abstract: This study addresses the initial training of teachers in Special Education. Its general objective was to analyze the mediations and contradictions in relation to the process of initial training of teachers in Special Education in the Brazilian territory from the perspectives of Historical-Dialetic Materialism (MHD) and Socio-Historical Psychology (PSH) and, specifically, to understand the socio-historical contexts surrounding the process of expansion of Degree courses in Special Education; explain the objectives, justification, graduate profile and curricular matrices presented in Pedagogical Course Projects (PPC) of Degree courses in Special Education; to understand the meanings of the progression of a course on the training process of teachers in Special Education. The research began with participation in a national investigation commissioned by the National Association of Postgraduate Studies and Research in Education (ANPEd), in GT15 - Special Education, entitled ‘’Special Education teacher training in Brazil’’. Therefore, we used data from courses collected on the e-MEC website. Subsequently, we updated the data collection, and carried out documentary research, considering the propositions of some authors linked to the MHD, in which 13 PPCs were analyzed, 12 of which were collected in the national survey, and one PPC made available by the third course linked to the public university that was created in 2022. Data analysis of the 13 PPCs collected was based on thematic analysis, and interpretation through some categories of the MHD and PSH. Furthermore, we carried out a semi-structured interview, via Google Meet, with the coordinator of a Degree course in Special Education. Data interpretation was based on PSH. The results arising from the analysis of e-MEC data indicate that 43 courses already started are offered by 39 HEIs, the majority of which are offered by private HEIs, totaling 90%, the Public/Federal HEIs totaling 8% and the only Public/Municipal HEI totals 2%. Regarding the largest total number of courses, it is linked to the distance learning modality, totaling 72%, and the smallest total quantity to the face-to-face teaching modality, totaling 28%. The analysis of the socio-historical contexts involving the objectives, justification, the profile of graduates and the curricular matrices of courses possibly indicates that there is a predominance of didactic-methodological disciplines based on skills and abilities in comparison to disciplines that involve theoretical discussions -policies. Therefore, we understand that course PPCs present curricular matrices that adopt the maintenance of the medical-psychological model based on competency-based training. Regarding the analysis of the semi-structured interview, we learned that the course coordination provided spaces for listening to undergraduates and graduates throughout the processes experienced. We point out that, possibly, the didactic-methodological disciplines are more prioritized, while the theoretical-political disciplines are secondary during the teaching-learning process, based on competency-based training. We also reiterate the importance of the NDE in this institution, as it demonstrates prioritizing the collective construction of actions of inclusive pedagogical practices within the course along with other courses, aiming to enhance transversality, permeating the concept of intersectionality, with discussions focused on the different systems of oppression and violence. In short, the final considerations point to the proof of the thesis that there are mediations and contradictions produced throughout the expansion of Degree courses in Special Education that have promoted a lightened and fragmented teacher training, with the presence of curricular matrices that direct the reproduction of teaching practices based primarily on the medical-psychological model.
Palavras-chave: Formação inicial do professor
Licenciatura em educação especial
Educação especial – Brasil
Psicologia Sócio-Histórica
Initial Formation
Special Education
Socio-Historical Psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Raíssa Matos. Formação inicial de professores em educação especial no território brasileiro: uma análise sócio-histórica. 2024. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14421
Data do documento: 5-dez-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação inicial de professores em educação especial no território brasileiro_uma análise sócio-histórica.pdfFormação inicial de professores em educação especial no território brasileiro: uma análise sócio-histórica5.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.