00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.referee2Lira, Jailton de Souza-
dc.contributor.referee3Gomes, Fábio Alves-
dc.contributor.referee4Soares, Júlio Ribeiro-
dc.creatorSantos, Nagib José Mendes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1902702018378459pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T17:54:40Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-09-26T17:54:40Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Nagib José Mendes dos. A dimensão subjetiva do processo de inclusão escolar : significações de mulheres cuidadoras de crianças com síndrome congênita do Zika Vírus. 2024. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14415-
dc.description.abstractnão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia sócio-históricapt_BR
dc.subjectDimensão subjetiva da realidadept_BR
dc.subjectSíndrome congênita do Zika-Víruspt_BR
dc.subjectCuidadores - Mulherespt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSocio-historical psychologypt_BR
dc.subjectSubjective dimension of realitypt_BR
dc.subjectCongenital Zika-Virus Syndromept_BR
dc.subjectCaregivers - Womenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA dimensão subjetiva do processo de inclusão escolar : significações de mulheres cuidadoras de crianças com síndrome congênita do Zika Víruspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoO Nordeste brasileiro ficou marcado, nos anos de 2015 e 2016, pelo nascimento de um grande número de crianças com a característica da microcefalia. Tal fenômeno foi alvo de interesse por parte de médicos e pesquisadores do Brasil e do mundo que, após uma série de investigações, chegaram à conclusão que o responsável pelo número crescente de casos de microcefalia em recém nascidos era o vírus Zika, tendo como principal vetor o mosquito Aedes Aegypt. Além disso, foi também constatado que a microcefalia não era a única característica que essas crianças apresentavam, havia também outras comorbidades, tais como: deficiência intelectual, baixa visão, deficiência física, deficiência auditiva, entre outras. A este conjunto de características associadas ao indivíduo que foi infectado pelo Zika Vírus – quando ainda na vida uterina – foi denominado de Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). As mulheres contaminadas pelo mosquito, durante a gravidez, e que, por isso, tiveram filhos diagnosticado com a SCZv, são em sua maioria ainda muito jovens, negras e pobres; e hoje, quase uma década depois da epidemia do Zika Vírus, grande parte dessas mulheres têm seus filhos matriculados nas escolas da rede regular de ensino. Isto posto, a pergunta que norteia essa pesquisa é: quais as significações produzidas, por quatro mulheres cuidadoras de crianças acometidas pela SCZV – associadas a uma organização não governamental voltada aos familiares das crianças afetadas pela referida síndrome – acerca do processo da inclusão escolar de suas crianças? Assim, esta tese tem como objetivo geral explicitar e analisar a dimensão subjetiva do processo educacional inclusivo, a partir das significações de mulheres associadas a uma ONG direcionada às famílias de crianças com a SCZv. Em específico, a pesquisa tem os seguintes objetivos: a) Descrever e explicar as determinações sócio-históricas que constituem a realidade concreta das mulheres cuidadoras de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) associadas a uma ONG; b) Apreender e analisar as significações produzidas pelas mulheres cuidadoras de crianças com a SCZV, acerca do papel da ONG na qual são associadas, ante o processo educacional-inclusivo de suas crianças; c) Apreender as significações das mulheres que exercem o papel de cuidadoras de crianças com SCZv sobre o processo educacional inclusivo de suas crianças. Neste sentido, a partir dos dados produzidos por meio de entrevistas dialogadas, que foram realizadas com quatro mulheres (três mães e uma avó de crianças acometidas pela SCZV) que têm suas crianças matriculadas em escolas da rede pública de ensino da cidade Maceió-Al, e que são associadas a uma ONG, voltada às famílias de crianças com a SCZV, fizemos uso dos Núcleos de Significação (N.S) enquanto procedimento de análise dos dados a fim de apreender os sentidos e os significados destas mulheres acerca do processo educacional inclusivo das crianças com a SCZV. A base teórico-metodológica adotada neste trabalho foi a do Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Dito isto, a presente tese defende a relevância de a escola assumir uma postura direcionada à ética do cuidado para com as crianças acometidas pela SCZV, tendo como princípio a Acessibilidade Afetiva; sobrepondo, desta maneira, a função social da escola que, historicamente e tradicionalmente, tem consistido em transmitir sistematicamente o conteúdo curricular, tendo como sujeito do processo de ensino-aprendizagem o aluno considerado produtivo para o mercado de trabalho, vilipendiando a criança que apresenta deficiências graves da sua formação integral.pt_BR
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