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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Fumes, Neiza de Lourdes Frederico | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8834824295660511 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Francisco, Deise Juliana | - |
dc.contributor.referee2 | Lira, Jailton de Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Fábio Alves | - |
dc.contributor.referee4 | Soares, Júlio Ribeiro | - |
dc.creator | Santos, Nagib José Mendes dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1902702018378459 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T17:54:40Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26 | - |
dc.date.available | 2024-09-26T17:54:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nagib José Mendes dos. A dimensão subjetiva do processo de inclusão escolar : significações de mulheres cuidadoras de crianças com síndrome congênita do Zika Vírus. 2024. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14415 | - |
dc.description.abstract | não tem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia sócio-histórica | pt_BR |
dc.subject | Dimensão subjetiva da realidade | pt_BR |
dc.subject | Síndrome congênita do Zika-Vírus | pt_BR |
dc.subject | Cuidadores - Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Socio-historical psychology | pt_BR |
dc.subject | Subjective dimension of reality | pt_BR |
dc.subject | Congenital Zika-Virus Syndrome | pt_BR |
dc.subject | Caregivers - Women | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A dimensão subjetiva do processo de inclusão escolar : significações de mulheres cuidadoras de crianças com síndrome congênita do Zika Vírus | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.resumo | O Nordeste brasileiro ficou marcado, nos anos de 2015 e 2016, pelo nascimento de um grande número de crianças com a característica da microcefalia. Tal fenômeno foi alvo de interesse por parte de médicos e pesquisadores do Brasil e do mundo que, após uma série de investigações, chegaram à conclusão que o responsável pelo número crescente de casos de microcefalia em recém nascidos era o vírus Zika, tendo como principal vetor o mosquito Aedes Aegypt. Além disso, foi também constatado que a microcefalia não era a única característica que essas crianças apresentavam, havia também outras comorbidades, tais como: deficiência intelectual, baixa visão, deficiência física, deficiência auditiva, entre outras. A este conjunto de características associadas ao indivíduo que foi infectado pelo Zika Vírus – quando ainda na vida uterina – foi denominado de Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). As mulheres contaminadas pelo mosquito, durante a gravidez, e que, por isso, tiveram filhos diagnosticado com a SCZv, são em sua maioria ainda muito jovens, negras e pobres; e hoje, quase uma década depois da epidemia do Zika Vírus, grande parte dessas mulheres têm seus filhos matriculados nas escolas da rede regular de ensino. Isto posto, a pergunta que norteia essa pesquisa é: quais as significações produzidas, por quatro mulheres cuidadoras de crianças acometidas pela SCZV – associadas a uma organização não governamental voltada aos familiares das crianças afetadas pela referida síndrome – acerca do processo da inclusão escolar de suas crianças? Assim, esta tese tem como objetivo geral explicitar e analisar a dimensão subjetiva do processo educacional inclusivo, a partir das significações de mulheres associadas a uma ONG direcionada às famílias de crianças com a SCZv. Em específico, a pesquisa tem os seguintes objetivos: a) Descrever e explicar as determinações sócio-históricas que constituem a realidade concreta das mulheres cuidadoras de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) associadas a uma ONG; b) Apreender e analisar as significações produzidas pelas mulheres cuidadoras de crianças com a SCZV, acerca do papel da ONG na qual são associadas, ante o processo educacional-inclusivo de suas crianças; c) Apreender as significações das mulheres que exercem o papel de cuidadoras de crianças com SCZv sobre o processo educacional inclusivo de suas crianças. Neste sentido, a partir dos dados produzidos por meio de entrevistas dialogadas, que foram realizadas com quatro mulheres (três mães e uma avó de crianças acometidas pela SCZV) que têm suas crianças matriculadas em escolas da rede pública de ensino da cidade Maceió-Al, e que são associadas a uma ONG, voltada às famílias de crianças com a SCZV, fizemos uso dos Núcleos de Significação (N.S) enquanto procedimento de análise dos dados a fim de apreender os sentidos e os significados destas mulheres acerca do processo educacional inclusivo das crianças com a SCZV. A base teórico-metodológica adotada neste trabalho foi a do Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Dito isto, a presente tese defende a relevância de a escola assumir uma postura direcionada à ética do cuidado para com as crianças acometidas pela SCZV, tendo como princípio a Acessibilidade Afetiva; sobrepondo, desta maneira, a função social da escola que, historicamente e tradicionalmente, tem consistido em transmitir sistematicamente o conteúdo curricular, tendo como sujeito do processo de ensino-aprendizagem o aluno considerado produtivo para o mercado de trabalho, vilipendiando a criança que apresenta deficiências graves da sua formação integral. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A dimensão subjetiva do processo de inclusão escolar significações de mulheres cuidadoras de crianças com síndrome congênita do Zika Vírus.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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