00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14409
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do conhecimento das gestantes acerca dos sinais de início de trabalho de parto
Autor(es): Silva, Joyce dos Santos Barros
Primeiro Orientador: Santos, Amuzza Aylla Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Gaedke, Mari Ângela
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardo, Thaís Honório Lins
Resumo: O presente estudo tem por objeto o conhecimento das gestantes acerca dos sinais de início de trabalho de parto. Trata-se de um estudo descritivo, observacional e de abordagem quantitativa. A investigação foi realizada em Unidades Básicas de Saúde de um município do interior do estado, que é referência em cobertura e qualidade na atenção básica de um estado da região nordeste do Brasil. A coleta de dados foi iniciada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram do estudo 172 gestantes, a partir da 28ª semana gestacional. Observou-se que a maioria das gestantes possuía faixa etária entre 26 e 42 anos (35,5%,); uma quantidade expressiva de gestantes menores que 20 anos (33,7%); idade média de 26,6 anos; mulheres pardas (70,3%), cuja renda familiar é menor que 01 salário mínimo (49,4%); solteiras (38,37%), sendo a principal ocupação dona do lar (36,05%); e com ensino médio (45,9%). O presente estudo avaliou o conhecimento das gestantes sobre sinais de início de trabalho de parto, concluindo, através das análises estatísticas, não associação com a maioria das variáveis utilizadas. Apesar da não associação entre o recebimento de orientações e o reconhecimento dos sinais de trabalho de parto, os dados descritivos sugerem que as gestantes reconhecem os sinais de trabalho de parto ao informarem ir à maternidade ao sentirem duas ou mais contrações num período de 10 minutos; entretanto, essas mesmas gestantes não souberam informar se deveriam observar 10 minutos como tempo adequado, nem a quantidade de contrações a ser sentida nesse tempo. Sendo assim, ao se falar de educação pré-natal sobre temas decisivos e que se relacionam diretamente com desfechos positivos nesse período, é preciso lançar mão não só de diversas estratégias e metodologias de ensino e educação em saúde e acesso às informações, mas, também, de táticas de averiguação desse conhecimento, e solidificação dessas informações.
Abstract: The research object of the present study is the knowledge of pregnant women about the signs of the beginning of labor. This is a descriptive, observational study with a quantitative approach. The study was carried out in Basic Health Units of a municipality in the interior of the state, which is a reference in coverage and quality in basic care in a state in the northeast region of Brazil. The Data collection began after approval from the Research Ethics Committee. Study’s participants were pregnant women from the 28th gestational week onwards. It should be noted that the majority, 45.35% of pregnant women; were between 20 and 29 years old; with an average age of 26.6 years old; brown women (70.35%), whose family income is up to 1 minimum wage (49, 42%); live with a partner (54.87%) and reported having high school education (29.07%) at the time of collection. There was no association between scientific research, with p-value results above 0.05. The present study evaluated that pregnant women's knowledge about signs of the beginning of labor, concluding through statistical analyzes there was no association with most of the variables used. Despite the lack of association between the collection of guidelines and the recognition of signs of labor, the descriptive data from this study suggest that pregnant women record the signs of labor when they report going to the maternity ward when they feel two or more contractions within a period of 10 minutes; however, these same pregnant women were unable to inform whether they should observe 10 minutes as an appropriate time, nor the number of contractions to be felt during this time. Therefore, when talking about prenatal education about decisive topics that are directly related to positive results during this period, it is necessary to make use of not only different strategies and methodologies for teaching and health education and access to information, but also strategy for investigating this knowledge, and solidifying this information.
Palavras-chave: Enfermagem
Enfermagem obstétrica
Educação pré-natal
Trabalho de parto
Nursing
Obstetric nursing
Prenatal education
Obstetric labor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: SILVA, Joyce dos Santos Barros. Avaliação do conhecimento das gestantes acerca dos sinais de início de trabalho de parto. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14409
Data do documento: 7-fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação do conhecimento das gestantes acerca dos sinais de início de trabalho de parto.pdfAvaliação do conhecimento das gestantes acerca dos sinais de início de trabalho de parto5.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.