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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14359
Tipo: | Dissertação |
Título: | Percepção dos preceptores de um curso de enfermagem sobre o processo de ensino-aprendizagem na atenção básica |
Autor(es): | Florêncio, Larissa Bruno Ferreira de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Lima, Lucy Vieira da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Lenilda Austrilino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bomfim, Ana Marlusia Alves |
metadata.dc.contributor.referee3: | Medeiros, Mercia Lamenha |
metadata.dc.contributor.referee4: | Costa, Antonio Carlos Silva |
Resumo: | Introdução: O estágio supervisionado na atenção básica tem importante papel na formação profissional dos enfermeiros, pois contribui na construção do perfil crítico-reflexivo do enfermeiro e segue alinhado com as diretrizes curriculares. Objetivo: Analisar a percepção do preceptor sobre o processo de ensino aprendizagem no estágio supervisionado da atenção básica. Percurso Metodológico: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. A pesquisa envolveu preceptores de um curso de enfermagem que integram a disciplina de estágio supervisionado na atenção básica. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário com perguntas de múltipla escolha e subjetivas. Os dados objetivos foram submetidos a análise descritiva de porcentagem simples. A análise das perguntas subjetivas foram avaliadas e organizadas de acordo com as falas dos participantes em resposta ao formulário, seguindo as etapas técnicas segundo Bardin. Os resultados da pesquisa são apresentados em um artigo intitulado: “Percepção dos preceptores de um curso de enfermagem sobre o processo de ensino- aprendizagem na atenção básica”. Além disso, o trabalho contém um produto educacional: “Estágio supervisionado na atenção básica: Sequência de atividades para inclusão dos discentes em campo, construído sob a forma de um e-book para oferecer, de forma acessível, uma sequência de orientações para uniformizar as práticas dos preceptores no decorrer do estágio curricular obrigatório. Resultados: Todos os participantes foram do sexo feminino, com graduação em enfermagem por instituição privada, com faixa etária prevalente de 31- 40 anos. A maioria possui especialização Lato Sensu. Quanto à formação docente, metade informou possuir sim. No tangente ao tempo de preceptoria, 66,7% afirmaram ter mais de 4 anos. É possível perceber que existe a preocupação, por parte dos preceptores, em terem, no mínimo, o título de especialista para desenvolver a preceptoria. Além de servir de estímulo para a continuidade no processo de formação. Considerações finais: Foi possível identificar a percepção dos preceptores sobre o impacto das suas ações na formação de novos enfermeiros. Foi notório durante a pesquisa a ausência de citação da importância do conhecimento pedagógico para sua prática. As noções de prática docente para o ensino superior são um diferencial para assistência á saúde da população em geral ao formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas. Espera-se que o produto possa auxiliar nesse processo de uniformização das práticas. |
Abstract: | Introduction: The supervised internship in primary care plays an important role in the professional training of nurses, as it contributes to the construction of the nurse's critical-reflective profile and remains aligned with curricular guidelines. Objective: To analyze the preceptor's perception of the teaching-learning process in the supervised primary care internship. Methodological Course: This is an exploratory study, with a qualitative approach, case study type. The research involved preceptors from a nursing course who are part of the supervised internship discipline in primary care. To collect data, a questionnaire with multiple choice and subjective questions was used. Objective data were subjected to simple percentage descriptive analysis. The analysis of the subjective questions were evaluated and organized according to the participants' statements in response to the form, following the technical steps according to Bardin. The research results are presented in an article entitled: “Perception of preceptors of a nursing course on the teaching-learning process in primary care”. Furthermore, the work contains an educational product: “Supervised internship in primary care: Sequence of activities to include students in the field, built in the form of an e-book to offer, in an accessible way, a sequence of guidelines to standardize the practices of preceptors during the mandatory curricular internship. Results: All participants were female, graduated in nursing from a private institution, with a prevalent age range of 31-40 years. Most have a Lato Sensu specialization. As for teacher training, half reported having yes. Regarding preceptorship time, 66.7% said it was more than 4 years. It is possible to see that there is a concern, on the part of preceptors, to have, at least, the title of specialist to develop preceptorship. In addition to serving as a stimulus for continuity in the training process. Final considerations: It was possible to identify the preceptors' perception of the impact of their actions on the training of new nurses. During the research, the lack of mention of the importance of pedagogical knowledge for its practice was notable. The notions of teaching practice for higher education are a differentiator for health care for the general population by training qualified professionals to work in different areas. It is expected that the product can assist in this process of standardizing practice. |
Palavras-chave: | Estágio clínico Ensino Aprendizagem Atenção primária à saúde Clinical stage Teaching Learning Primary health care |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde |
Citação: | FLORÊNCIO, Larissa Bruno Ferreira de Oliveira. Percepção dos preceptores de um curso de enfermagem sobre o processo de ensino-aprendizagem na atenção básica. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14359 |
Data do documento: | 13-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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