00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Gilcileide Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6134762181741179pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Lindemberg Medeiros de-
dc.contributor.referee2Santos, Cleidijane Siqueira-
dc.creatorAndré, Franklin Luiz Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6692098283546886pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T15:16:37Z-
dc.date.available2024-09-19-
dc.date.available2024-09-19T15:16:37Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationANDRÉ, Franklin Luiz Ramos. As políticas públicas de desenvolvimento territorial para a mobilidade urbana no bairro do Benedito Bentes da cidade de Maceió/AL/BR. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14343-
dc.description.abstractUrban mobility is one of the requirements that has caused changes in geographic space, in the city of Maceió, capital of Alagoas, and the expansion of the Benedito Bentes neighborhood. That said, the main objective of the study developed was to analyze public policies aimed at urban mobility in the neighborhood, seeking to understand their advances and setbacks in ensuring a safe road system for the population. Based on a theoretical foundation related to the theme, a survey was carried out of indicators for the number of vehicles circulating in the neighborhood, as well as the number of accidents in the period from 2018 to 2022. The research, of a descriptive type, structured in data collection, analysis and interpretation of theoretical references, as well as the reality of the neighborhood, which had the general objective of analyzing public policies aimed at urban mobility in the Benedito Bentes neighborhood, located in Maceió, in the state of Alagoas. In the analysis, we started from the understanding of public policies as the sum of government activities carried out directly, or through delegation and urban mobility to facilitate the movement of people and goods in the city, with the aim of developing economic and social activities in the urban perimeter of cities or urban agglomerations. A small sketch was also made of the importance of urban mobility in Brazil, urban planning and the Maceió Master Plan, as well as the geographical aspects of the Benedito Bentes neighborhood. The results indicated that there is still a lot to be done so that public policies aimed at urban mobility are truly effective, valuing the harmony of its users so that, on a large scale, their quality of life can be improved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectMobilidade urbana – Benedito Bentes (Maceió)pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectUrban spacept_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectUrban planning.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleAs políticas públicas de desenvolvimento territorial para a mobilidade urbana no bairro do Benedito Bentes da cidade de Maceió/AL/BR.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana é um dos requisitos que tem provocado mudanças no espaço geográfico, na cidade de Maceió, capital de Alagoas, e a expansão do bairro Benedito Bentes. Posto isso, o objetivo principal do estudo desenvolvido foi analisar as políticas públicas voltadas à mobilidade urbana do bairro, buscando conhecer seus avanços e percalços para assegurar um sistema viário seguro à população. A partir de uma fundamentação teórica relacionada à temática, foi feito um levantamento dos indicadores da quantidade de veículos que circulam no bairro, bem como do número de sinistros no período de 2018 a 2022. A pesquisa, do tipo descritiva, estruturada em coleta de dados, análise e interpretação de referenciais teóricos, assim como da realidade do bairro que teve como objetivo geral analisar as políticas públicas voltadas à mobilidade urbana do bairro Benedito Bentes, situado em Maceió, no estado de Alagoas. Na análise, partiu-se da compreensão das políticas públicas como a soma de atividades dos governos executadas diretamente, ou através de delegação e da mobilidade urbana para facilitar o deslocamento das pessoas e de bens na cidade, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas e sociais no perímetro urbano de cidades ou aglomerações urbanas. Também foi realizado um pequeno esboço da importância da mobilidade urbana no Brasil, do planejamento urbano e do Plano Diretor de Maceió, bem como dos aspectos geográficos do bairro Benedito Bentes. Os resultados indicaram que ainda há muito a se fazer para que as políticas públicas voltadas à mobilidade urbana sejam de fato efetivas, valorizando a harmonia de seus usuários para que, em larga escala, melhore sua qualidade de vida.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As políticas públicas de desenvolvimento territorial para a mobilidade urbana no bairro do Benedito Bentes da cidade de Maceió_AL_BR.pdfAs políticas públicas de desenvolvimento territorial para a mobilidade urbana no bairro do Benedito Bentes da cidade de Maceió/AL/BR3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.