00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICF - INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FARMÁCIA - ICF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Jorge Portella-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7254368930874695pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Éurica Adélia Nogueira-
dc.contributor.referee2Araújo Jr, João Xavier de-
dc.creatorSantos, Maria Iara Almeida Gonçalves dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0429638679007290pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-17T17:43:15Z-
dc.date.available2024-09-17-
dc.date.available2024-09-17T17:43:15Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Iara Almeida Gonçalves dos. Relato de experiência na monitoria da disciplina de genética e biologia molecular: aprendizado da teoria à prática. 2024. 7 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. Trabalho publicado como capítulo 7 do livro digital: Educação: atualidade e capacidade de transformação do conhecimento gerado, 9, p. 56-63. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14318-
dc.description.abstractIt is known that the monitoring activity is among the types of extracurricular actions that most provide academic cooperation between students and teachers, offering an opportunity for the student to expand their skills, which may represent the first step towards their interest in the teaching area. In this sense, starting from an experience in monitoring the Discipline of Genetics and Molecular Biology, offered by the Institute of Biological and Health Sciences (ICBS) of the Federal University of Alagoas (UFAL) to the students of the Pharmaceutical Sciences Course at UFAL, we present a report an integrative activity that was developed during the 2018.2 academic semester, through which technological tools were used, such as social networks and educational videos. From this practice, it was found that the interest of students in solving the proposed exercises increased with the use of social networks and that the understanding of the contents taught was maximized by the use of videos of good scientific quality. This work aims to contribute to the improvement of the Monitoring Program offered by the University, seeking to support the reflection on the positive effects of innovations in teaching practices, supported by monitoring activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Fármacia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias de educaçãopt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectEducation technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIApt_BR
dc.titleRelato de experiência na monitoria da disciplina de genética e biologia molecular: aprendizado da teoria à práticapt_BR
dc.title.alternativeRelationship of experience in monitoring the discipline of genetics and molecular biology: learning from theory to practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoSabe-se que a atividade de monitoria está entre as modalidades de ações extracurriculares que mais proporcionam a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, oferecendo uma oportunidade para o estudante ampliar suas competências, podendo representar o primeiro passo para o seu interesse pela área da docência. Nesse sentido, partindo de uma experiência na monitoria da Disciplina de Genética e Biologia Molecular, oferecida pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) aos alunos do Curso de Ciências Farmacêuticas da UFAL, apresentamos um relato de atividade integrativa que foi desenvolvida ao longo do semestre letivo de 2018.2, por meio da qual foram utilizadas ferramentas tecnológicas, como redes sociais e vídeos didáticos. Dessa prática, constatou-se que o interesse dos estudantes em resolver os exercícios propostos aumentou com o uso das redes sociais e que a compreensão dos conteúdos ministrados foi maximizada pela utilização de vídeos de boa qualidade científica. O presente trabalho visa contribuir com o aperfeiçoamento do Programa de Monitoria oferecido pela Universidade, buscando subsidiar a reflexão sobre os efeitos positivos das inovações nas práticas de ensino, amparadas nas atividades de monitoria.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FARMÁCIA - ICF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relato de experiência na monitoria da disciplina de genética e biologia molecular_aprendizado da teoria à prática.pdfRelato de experiência na monitoria da disciplina de genética e biologia molecular: aprendizado da teoria à prática177.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.