00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Maria Auxiliadora-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478129683261997pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.creatorSilva, Regina Lúcia Buarque da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0985095350214292pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-17T17:15:30Z-
dc.date.available2024-09-17-
dc.date.available2024-09-17T17:15:30Z-
dc.date.issued2009-10-28-
dc.identifier.citationSILVA, Regina lúcia Buarque da. Reescrita de textos na escola: a singularidade da escuta pela interferência do professor. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14307-
dc.description.abstractFrom a theoretical place that recognizes the subject as "effect of language" and anchored in the studies of Saussure (1989), Jakobson (1975), Lemos (1997,1998,2001 and 2002) and Calil (2000 and 2008), among others, that is, trying to make a link between education and language, this study analyzed the effects of interventions of a teacher in the process of rewriting the texts of three children from 6 and 9 years of elementary school, a school of the municipal school the city of Maceio. We start from the assumption that the difficulty of the student in the book is due in large part to the way the teacher spoke in his writings. We as categories for analysis the fundamental operators of the language - metaphoric and metonymic processes - and the notion of "listening" advocated by Lemos (2002). Methodologically, we proceed to collect data through systematic observation of lessons, questionnaires, unstructured interviews and analysis of the first and second versions of the manuscripts produced. We feel that the intervention of the teacher alone can not guarantee the improvement of the texts in the process of rewriting, but rather it can lead students to walk in ways that he did not choose, giving to the latter versions of their texts na unpredictability and singular. We believe that this work can help us to rethink the way we work to respect the student with his writing in the process of textual production and the way the teacher spoke in their texts aiming to take him to produce texts cohesive, coherent and well written.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Escritapt_BR
dc.subjectCrianças – Escritapt_BR
dc.subjectProfessores - Mediaçãopt_BR
dc.subjectTextual productionpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Writtenpt_BR
dc.subjectChildren – Writingpt_BR
dc.subjectTeachers - Mediationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReescrita de textos na escola: a singularidade da escuta pela interferência do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoPartindo de um lugar teórico que reconhece o sujeito enquanto ―efeito da língua e, ancorados nos estudos de Saussure (1989); Jakobson (1975); Lemos (1997,1998,2001 e 2002) e Calil (2000 e 2008), dentre outros, é que, buscando fazer uma articulação entre educação e linguagem, analisamos neste trabalho os efeitos das intervenções de uma professora no processo de reescrita de textos de três alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Maceió. Partimos da hipótese de que a dificuldade do aluno no processo escritural deve-se, em grande parte, à forma como a professora intervém em seus textos. Tomamos como categorias para análise dos dados os operadores fundamentais da linguagem ― processos metafóricos e metonímicos ― e a noção de ―escuta‖, preconizada por Lemos (2002). Metodologicamente, procedemos à coleta de dados através de observações sistemáticas de aulas, aplicação de questionários, entrevistas não–estruturadas e análise das primeiras e segundas versões dos manuscritos produzidos. Percebemos que a intervenção da professora por si só não garante a melhoria dos textos no processo de reescritura, mas, pelo contrário, pode levar o aluno a trilhar por caminhos que ele não escolheu, dando às segundas versões de seus textos um caráter imprevisível e singular. Acreditamos que este trabalho possa contribuir para que repensemos a forma como trabalhamos a relação do aluno com sua escrita no processo de produção textual, bem como a maneira como o professor intervém em seus textos, objetivando levá-lo a produzir textos coesos, coerentes e bem escritos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reescrita de textos na escola a singularidade da escuta pela interferência do professor.pdf4.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.