00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borba, Sérgio da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824696825693121pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee2Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.creatorLefosse, Maria Zivaneide de Carvalho Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1818390326046874pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-17T17:13:51Z-
dc.date.available2024-09-17-
dc.date.available2024-09-17T17:13:51Z-
dc.date.issued2011-08-11-
dc.identifier.citationLEFOSSE, Maria Zivaneide de Carvalho Moraes. Concepções sobre práticas de inclusão e suas implicações nas ações pedagógicas. 2024.150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14305-
dc.description.abstractThis study aimed to understand how the process of inclusion in a federal institution of professional education in the countryside of Pernambuco state occurs. For this purpose, we analyzed three teachers‟ speeches with Bachelor‟s Degree in Mathematics, about their concepts on inclusion practices. We did a historical overview to contextualize the economic, political, social and educational aspects which constitute this research scenario. We investigated documents done by the Ministry of Education and institutional documents concerned with the guidelines to be developed in the institution researched withregard to their teaching. Interviews were conducted with semi-structured questions with the inclusion as a central theme in education. The data collected were subjected to discourse analysis, considering the subjects and their implications, ideological positions, the production of discourses conditions and the meanings related to inclusion. Through the enuciating discursive universe articulated with the multi referentiality approach, we performed a plural reading of the investigated object making it possible to identify how teaching practices influence this inclusive process in the institution. This research allows that those involved in the educational process reflect on their teaching and that contributes to the understanding of the need to reframe the cultures and practices that differ from the Inclusive Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectMultirreferencialidadept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectMultireferentialitypt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConcepções sobre práticas de inclusão e suas implicações nas ações pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão numa instituição federal de educação profissional no interior de Pernambuco. Para isso, analisamos o discurso sobre as concepções de práticas de inclusão de três docentes do curso de Licenciatura em Matemática. Fizemos um apanhado histórico a fim de contextualizar as questões econômicas, políticas, sociais, educacionais constitutivas do cenário da pesquisa. Investigamos documentos elaborados pelo Ministério da Educação e documentos institucionais que tratam das diretrizes a serem desenvolvidas na Instituição pesquisada no que se refere ao seu fazer pedagógico. Foram realizadas entrevistas com perguntas semi-estruturadas tendo como tema central a inclusão em educação. As informações coletadas foram submetidas à Análise do Discurso, considerando os sujeitos e suas implicações, suas posições ideológicas, as condições de produção dos discursos e os sentidos atribuídos à inclusão. Através do universo discursivo dos enunciantes articulado aos fundamentos da multirreferencialidade, realizamos uma leitura plural do objeto investigado sendo possível identificar como as práticas pedagógicas influenciam o processo inclusivo na Instituição. A pesquisa possibilita aos envolvidos no processo educacional refletirem sobre o seu fazer pedagógico e contribui para o entendimento acerca da necessidade de ressignificação de culturas e práticas que se distanciam da Educação Inclusiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concepções sobre práticas de inclusão e suas implicações nas ações pedagógicas.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.