00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
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Tipo: Dissertação
Título: Da saúde dos trabalhadores à singularidade docente: precarização e adoecimento nas universidades públicas brasileiras
Autor(es): Zacarias, Eline Pereira
Primeiro Orientador: Souza, Diego de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Barretto, Elvira Simões
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Albani de
metadata.dc.contributor.referee3: Keppler, Isabel Lopes dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Sabrina Ângela França da
Resumo: As análises desenvolvidas nesta pesquisa tomam como ponto de partida a centralidade da categoria trabalho, através da tradição marxista, no intuito de apreender a sua relação com a saúde sob a perspectiva do capital, revelando que seu caráter destrutivo também se expressa na degradação da saúde dos trabalhadores. Sendo assim, as evidências do desgaste na saúde relacionado ao trabalho, condensadas na atual conjuntura, refletem na singularidade dos trabalhadores docentes que se defrontam com condições laborais flexíveis e precárias, aliadas à elevadas exigências de produtividade, acarretando a sobrecarga e ficando mais suscetíveis ao adoecimento. Desse modo, pretende-se analisar o processo saúde-doença dos trabalhadores docentes que perpassa a precarização do trabalho, o produtivismo acadêmico e o adoecimento nas universidades públicas federais brasileiras. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa, norteou-se pelo materialismo histórico-dialético e em termos procedimentais realizou-se levantamento bibliográfico e investigação empírica de dados secundários. Dito isto, parte-se da crítica à forma particular de trabalho no modo de produção capitalista, o que torna possível a compreensão da questão da saúde dos trabalhadores e a problematização da constituição do campo da saúde do trabalhador. Esse percurso investigatório se fez necessário para o aprofundamento da discussão sobre as transformações ocorridas nas relações de trabalho em face da crise estrutural do capital e seus desdobramentos (reestruturação produtiva, neoliberalismo e financeirização) na particularidade brasileira. Essas transformações têm se refletido nos processos históricos de construção da atenção à saúde dos trabalhadores, assim como na singularidade da saúde docente, haja vista os modelos de gestão implementados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), mediante lógicas mercantilizadas, com implicações nas condições de trabalho dos docentes que nelas atuam. As análises revelam que os docentes estão submetidos a diversas cargas de trabalho que demandam a intensificação de suas atividades laborais na busca pelo alcance das metas e exigências de produtividade, o que tem ocasionado desgastes, sobremaneira, no que diz respeito a saúde mental, o que pode evoluir para quadros mais graves como ansiedade, depressão, burnout etc. Diante disso, apreende-se que as condições de trabalho docente nas universidades públicas federais são desgastantes e trazem impactos no adoecimento desses trabalhadores, no qual a degradação ocorre não só no corpo, mas na mente.
Abstract: The analyses developed in this research take as their starting point the centrality of the category of work, through the Marxist tradition, in order to understand its relationship with health from the perspective of capital, revealing that its destructive character is also expressed in the degradation of workers' health. Thus, the evidence of work-related health problems, condensed in the current situation, reflects on the uniqueness of teaching workers who are faced with flexible and precarious working conditions, combined with high productivity demands, causing overload and making them more susceptible to illness. The aim of this study is to analyze the health-disease process of teaching staff, which involves job insecurity, academic productivism and illness at federal public universities in Brazil. From a methodological point of view, this research was guided by historical-dialectical materialism and, in procedural terms, a bibliographical survey and empirical investigation of secondary data were carried out. Having said that, we start by criticizing the concept of work, in its particular form in the capitalist mode of production, which makes it possible to understand the issue of workers' health and to problematize the constitution of the field of workers' health. This investigative path is necessary in order to deepen the discussion on the transformations that have taken place in labor relations in the face of the structural crisis of capital and its consequences (productive restructuring, neoliberalism and financialization) in Brazil, which have reflected on the historical processes of building workers' health care, as well as on the singularity of teachers' health, given the management models implemented in the Federal Institutions of Higher Education (IFES), through commercialized logics, which imply the working conditions of the teachers who work in them. The analyses reveal that teachers are subjected to a variety of workloads that require them to intensify their work activities in order to meet productivity targets and demands, which has caused a great deal of wear and tear on their mental health, which can evolve into more serious conditions such as anxiety, depression, burnout etc. In view of this, it can be seen that the working conditions of teachers at federal public universities are stressful and have an impact on the illness of these workers, in which degradation occurs not only in the body, but also in the mind.
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Saúde docente – Universidades Federais Brasileiras
Adoecimento docente
Precarização do trabalho
Workers' health
Teaching health – Brazilian Federal Universities
Teacher illness
Precariousness of work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: ZACARIAS, Eline Pereira. Da saúde dos trabalhadores à singularidade docente: precarização e adoecimento nas universidades públicas brasileiras. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14296
Data do documento: 30-jan-2024
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