00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14292
Tipo: Dissertação_Produto Educacional
Título: Uma discussão necessária do papel da mulher nas ciências: a dama da botânica Graziela Maciel Barroso
Autor(es): Damasceno, Dayanne Maria
Primeiro Orientador: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Maria Amélia
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ivanderson Pereira da
Resumo: Representadas através do silêncio e invisibilidade, dentro de um contexto de lutas e desafios, as mulheres foram conquistando seu espaço e se fazendo presentes em ambientes antes ditos masculinos, como no campo da Ciência. E atualmente muito se tem discutido sobre oportunidades profissionais direcionadas para mulheres. Assim, diante de tal fato, perguntamos: - Quais ações podem ser propostas para conscientização, reflexão dos alunos em relação a divulgação do protagonismo feminino na Ciência no contexto educacional? -. Nessa conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender a trajetória de vida da mulher no campo científico e sua contribuição na Ciência Botânica, assim como, valorizar a representatividade feminina e os desafios enfrentados por mulheres cientistas por igualdade, estabelecer discussão sobre gênero, no que se refere à participação feminina na busca construção científica e reconhecer a contribuição da dama da Botânica no campo científico promovendo divulgação científica. Para isso a proposta didática abordada teve como seguimento final o Produto Educacional com o título “GRAZIELA MACIEL BARROSO: O IMAGÉTICO-VERBAL COMO MEIO DE DIVULGAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA MULHER CIENTISTA.”, desenvolvida para professores do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, localizada no sertão alagoano. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa em que os sujeitos da pesquisa foram professores do Ensino Fundamental II de diferentes áreas de formação e com diferentes períodos de experiencia. Os instrumentos para coleta de dados foram dois elementos, questionário para identificar o conhecimento prévio dos participantes sobre a importância da participação feminina no campo científico e o segundo elemento foi Produto Educacional. Consideramos que estudos sobre a temática são necessários para ressignificar os contextos, buscando uma educação em Ciências mais plural e dinâmica.
Abstract: Represented through silence and invisibility, within a context of struggles and challenges, women were conquering their space and becoming present in environments previously considered masculine, such as in the field of Science. And there is currently a lot of discussion about professional opportunities aimed at women. Therefore, given this fact, we ask: - What actions can be proposed to raise awareness and reflect among students in relation to the dissemination of female protagonism in Science in the educational context? -. At this juncture, the present work has the general objective of understanding the life trajectory of women in the scientific field and their contribution to Botanical Science, as well as valuing female representation and the challenges faced by women scientists for equality, establishing a discussion about gender, in which refers to female participation in the pursuit of scientific construction and recognizes the contribution of the lady of Botany in the scientific field by promoting scientific dissemination. For this purpose, the didactic proposal addressed had as its final follow-up the Educational Product with the title “GRAZIELA MACIEL BARROSO: O IMAGETIC-VERBAL AS A MEANS OF DISCLOSING THE CONTRIBUTION OF THE WOMAN SCIENTIST.”, developed for Elementary School teachers at a Municipal School, located in Alagoas hinterland. The research presents a qualitative approach in which the research subjects were Elementary School II teachers from different areas of training and with different periods of experience. The instruments for data collection were two elements, a questionnaire to identify participants' prior knowledge about the importance of female participation in the scientific field and the second element was Educational Product. We consider that studies on the subject are necessary to give new meaning to the contexts, seeking a more plural and dynamic Science education.
Palavras-chave: Mulheres cientistas
Botânica
Ensino de ciências
Education
Science teaching
Women scientists
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: DAMASCENO, Dayanne Maria. Uma discussão necessária do papel da mulher nas ciências: a dama da botânica Graziela Maciel Barroso. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14292
Data do documento: 21-set-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.