00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do ensino-aprendizagem e feedback no curso de odontologia de uma instituição de ensino superior: pesquisa documental
Autor(es): Araujo, Flávia Maria de Albuquerque Silva
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pedrosa, Celia Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Tavares, Carlos Henrique Falcão
metadata.dc.contributor.referee2: Novaes, Izabel Maia
Resumo: A avaliação da aprendizagem é vista de diferentes maneiras, a depender do modelo de ensino considerado. Na perspectiva tradicional, há o predomínio do aspecto somativo, classificatório; na ótica construtivista, há um diagnóstico ininterrupto que ocorre ao longo do processo de ensino-aprendizagem e propicia mudanças no mesmo, sendo considerado, portanto, dinâmico. Durante a graduação no curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas, bem como na prática profissional, atuando como servidora técnico-administrativa, em constante contato com docentes e estudantes, a autora identificou uma grande valorização do aspecto quantitativo (somativo) por parte de docentes da instituição. Mas será que essa perspectiva se mantém ao longo dos semestres? O método utilizado está voltado para a garantia da plena aprendizagem? Existe um feedback? Na tentativa de compreender melhor esse processo, faz-se necessário questionar como ocorre o processo de avaliação da aprendizagem e feedback nessa graduação. Esta pesquisa documental teve como amostra os planos de curso das disciplinas do curso de Odontologia nos períodos letivos 2019.2 e 2020.2. Por meio da análise, foi possível identificar o processo avaliativo, bem como compreender a perspectiva de avaliação presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Odontologia da instituição. Buscou-se identificar o processo de avaliação da aprendizagem contido na matriz curricular do curso, investigar a presença de feedback, verificar os tipos e instrumentos de avaliação mais utilizados e observar o alinhamento da avaliação com os objetivos de aprendizagem das disciplinas específicas. Ao analisar os objetivos de ensino, identificou-se um curso mais voltado para a prática, com grande diversidade de metodologias ativas, concentradas em algumas disciplinas. Em relação aos instrumentos avaliativos, percebe-se uma maior ênfase em avaliar o “mostrar como faz” e “fazer”. Além disso, verificou-se que a maioria dos planos de curso referem uma avaliação contínua, processual. Quanto ao feedback e à autoavaliação, 42 planos de curso não fizeram referência a nenhuma dessas categorias. Os resultados da pesquisa foram apresentados ao Núcleo Docente Estruturante (NDE), juntamente com a proposta de produto: uma webquest sobre avaliação e feedback utilizando a plataforma Google Classroom, a fim de promover uma reflexão sobre a importância do feedback para a aprendizagem, bem como fornecer alternativas para sua realização dentro da plataforma.
Abstract: Learning assessment is seen in different ways, depending on the teaching model considered. In the traditional perspective, the summative, classificatory aspect predominates. From a constructivist perspective, it is an uninterrupted diagnosis, which occurs throughout the teaching-learning process and promotes changes in it, therefore being considered a dynamic process. During her graduation from the Dentistry course at the Federal University of Alagoas, as well as in professional practice, acting as an administrative technician, in constant contact with teachers and students, this author identified a great appreciation of the quantitative (summative) aspect on the part of teachers at the Institution. But will this perspective be maintained throughout the semesters? Is the method used aimed at ensuring full learning? Is there feedback? In an attempt to better understand this process, it is necessary to question how the process of learning assessment and feedback occurs in this degree. This documentary research sampled the Course Plans of the Dentistry course subjects in the 2019.2 and 2020.2 academic periods. Through this analysis, it was possible to identify the evaluation process, as well as understand the evaluation perspective present in the Pedagogical Project of the Dentistry Course (PPC) at this Institution. We sought to identify the learning assessment process contained in the curricular matrix of the Dentistry course, investigate the presence of feedback, verify the most used types of assessment, describe the most frequent assessment instruments and observe the alignment of the assessment with the learning objectives. of specific disciplines. When analyzing the teaching objectives, a more practice-oriented course was identified, with a great diversity of active methodologies, concentrated in some disciplines. In relation to evaluation instruments, there is a greater emphasis on evaluating “showing how you do it” and “doing it”. Furthermore, it was found that most Course Plans refer to continuous, procedural assessment. As for feedback and self-assessment, forty-two Course Plans did not make reference to any of these categories. Therefore, the research results were presented to the Structuring Teaching Center, together with the product proposal: a Webquest on assessment and feedback using the Google Classroom platform, in order to promote reflection on the importance of feedback for learning, as well as providing alternatives for carrying it out, within Google Classroom.
Palavras-chave: Aprendizagem – Avaliação
Feedback
Odontologia
Assessment
Learning
Dentistry
Webquest
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: ARAUJO, Flávia Maria de Albuquerque Silva. Avaliação do ensino-aprendizagem e feedback no curso de odontologia de uma instituição de ensino superior: pesquisa documental. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14235
Data do documento: 26-jan-2024
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