00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14234
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de Ciências e aprendizagem significativas sobre ecossistemas recifais
Autor(es): Chagas, José Jamerson Teles
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Ulisses dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Correia, Monica Dorigo
Resumo: Os ecossistemas recifais apresentam grande diversidade de fauna e flora, sendo esse ambiente considerado um dos mais ricos do planeta, tanto em número de espécies quanto de exemplares. Alia-se ainda a beleza cênica e as opções de lazer e turismo que oferecem para o homem. A motivação da escolha dessa temática deveu-se ao fato da cidade de Maceió situar-se no litoral, onde existem belas formações recifais. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de propiciar aos alunos de uma escola pública do município de Maceió, estado de Alagoas, a construção da consciência crítica, para compreenderem a importância em preservar os ecossistemas recifais. Dessa forma procurou-se também conhecer qual a percepção dos alunos sobre a temática da preservação e conservação dos ecossistemas, com ênfase nos recifes, conscientizando-os a respeito da complexidade de inter-relações em um ambiente recifal a partir da criação de um livro-jogo, tendo como temática científica os Ecossistemas Recifais, o qual resultou no produto educacional. O público-alvo da pesquisa foi constituído por um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada na periferia do município de Maceió, Alagoas. A dissertação foi dividida em três artigos, que trataram de avaliar o quanto os alunos conheciam sobre ecossistemas recifais, antes, durante e após aulas expositivas dialógicas. No primeiro artigo foi abordada uma discussão sobre temáticas relacionadas com o ensino em Ciências relativas a tecnologias da informação auxiliando na aprendizagem, quando também foi aplicado um questionário com cinco questões discursivas, para avaliar o conhecimento prévio dos alunos a respeito dos ecossistemas recifais. No segundo artigo foram ministradas aulas planejadas na forma interativa, para servir de estratégias didáticas ao aprendizado dos alunos, sendo considerada intervenção do professor. Antes e após essas atividades foi aplicado um questionário, com cinco questões objetivas cada, diferentes entre si quanto as questões. O terceiro artigo apresentou uma discussão sobre o uso da ludicidade no ensinamento de conceitos científicos, particularmente relativos a ecossistemas recifais, quando foram apresentadas as devidas explicações para os alunos usarem o livro-jogo. Foram então aplicados os dois últimos questionários dessa pesquisa, um relativo a avaliação do uso do livro-jogo, com cinco questões objetivas e espaço para comentários, enquanto o outro tratou da conceituação de termos científicos relativos aos ecossistemas recifais, contendo cinco questões objetivas e uma discursiva. Os resultados dos três artigos demonstraram que a metodologia utilizada favoreceu a aprendizagem, pois foi constatada uma bagagem de conhecimentos prévios dos alunos por meio de avaliação diagnóstica, mesmo que insuficiente para a completa compreensão do conteúdo. Também foi verificada a ampliação do conhecimento e da percepção dos alunos acerca do tema abordado após o planejamento e as intervenções realizadas, na forma de aulas dialogadas. Por fim, o livro-jogo foi avaliado pelos alunos como um excelente instrumento didático para a apresentação de temáticas científicas, como os ecossistemas recifais. Houve estímulo para os alunos perceberem a importância do assunto abordado, com a apresentação de metodologia de aulas diferentes e dessa forma a apreensão do conhecimento transmitido.
Abstract: The reef ecosystems present great diversity of fauna and flora, and this environment considered one of the richest on the planet, both in number of species and specimens. Alia is also the scenic beauty and the leisure and tourism options that provide for man. The motivation of choosing this theme was due to the fact the city of Maceió is situated on the coast, where there are beautiful reef formations. This work was developed with the objective of providing students of a public school in the city of Maceió, Alagoas State, the construction of the critical consciousness, to understand the importance of preserving the reef ecosystems. Thus also sought to know the perception of students on the theme of preservation and conservation of ecosystems, with emphasis on the reefs, making them aware about the complexity of interrelations in a reef environment with the creation of a book- game, with the scientific field Ecosystems reef, which has resulted in the educational product. The target audience of the research was constituted by a group of students of the 2nd year of high school in a public school, located on the outskirts of the city of Maceió, Alagoas. The dissertation was divided into three articles, which tried to assess how much students know about reef ecosystems before, during and after the dialogic lectures. In the first article was addressed a discussion of issues related to the teaching of Science, related to information technology aiding in learning, it was also a questionnaire with five essay questions to assess students' prior knowledge about the reef ecosystems. In the second article classes were planned in interactive way, to serve as teaching strategies to student learning and is considered the teacher intervention. Before and after these activities was a questionnaire with five questions each objective, different from each other as the issues. The third paper presented a discussion on the use of playfulness in the teaching of scientific concepts, particularly relating to reef ecosystems, when they were given the necessary explanations for students to use the bookgame. the last two questionnaires of this research were then applied a relative evaluation of the use of book-game, five objective questions and space for comments, while the other dealt with the concept of scientific terms related to reef ecosystems, containing five objective questions and a discursive. The results of three articles showed that the methodology favored learning because it was found a luggage prior knowledge of students through diagnostic evaluation, even if insufficient for the full understanding of the content. It was also verified the expansion of knowledge and awareness of students about the topic discussed after planning and interventions in the form of dialogued classes. Finally, the book-game has been rated by students as an excellent teaching tool for the presentation of scientific themes, such as reef ecosystems. There was encouragement for students to realize and appropriating the importance of the subject matter, with different classes of methodology presentation and thus the acquisition of knowledge transmitted, especially the aspect of preservation of reef ecosystems in a city located by the sea.
Palavras-chave: Biologia – Estudo e ensino
Ecossistemas recifais - Conscientização
Atividades lúdicas – Sala de aula
Recifes de coral – Preservação
Educação ambiental
Biology – Study and teaching
Reef Ecosystems - Awareness
Playful activities – Classroom
Coral reefs – Preservation
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: CHAGAS, José Jamerson Teles. Ensino de Ciências e aprendizagem significativas sobre ecossistemas recifais. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14234
Data do documento: 23-fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de Ciências e aprendizagem significativas sobre ecossistemas recifais.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.