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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14196
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Pronatec em Maceió: uma análise dos cursos de formação inicial e continuada na Escola Técnica de Artes |
Título(s) alternativo(s): | El Pronatec en Maceió: un análisis de cursos de formación inicial y continua en Escuela Ttécnica Del Arte - UFAL |
Autor(es): | Borba, Fernanda Valéria do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Silva, Sandra Regina Paz da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Diógenes, Elione Maria Nogueira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bezerra, Ciro de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Ramon de |
Resumo: | A presente pesquisa investigou a implementação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em Maceió, no período compreendido entre 2012 a 2014, no que se refere à qualificação profissional dos trabalhadores, tendo como recorte os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na Escola Técnica de Artes. Após uma análise da implementação do Pronatec na ETA/UFAL, buscamos compreender como os sujeitos da pesquisa (alunos egressos, professores e coordenadores) avaliam os cursos ofertados pelo Pronatec. Traz à tona a seguinte problemática: como vem ocorrendo a qualificação profissional do trabalhador a partir da implementação do Pronatec em Maceió, no contexto da ETA/IUFAL no período de 2012 a 2014? A pesquisa é de abordagem qualitativa, por compreender que o objeto de estudo está em constante movimento e apresenta contradições no processo de investigação, já que a realidade é uma construção social, desconsiderando generalizações estáticas. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição federal, ofertante dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) - a Escola Técnica de Artes – ETA/UFAL. Esta pesquisa tem sua relevância ao se propor analisar a implementação do Pronatec, com um olhar voltado para os cursos de Formação Inicial e Continuado em uma Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, posto que até o momento do levantamento da revisão da literatura desta pesquisa ainda não havia investigações dirigidas para a implementação do Pronatec em uma Escola de Artes, caso de alcance inédito para um programa de qualificação profissional, que diante de sua amplitude adentrou as escolas técnicas das universidades federais, alterando o caráter artístico dessas instituições. Com o intuito de compreender as diversas facetas do Pronatec em Maceió, foram explorados aspectos teóricos e metodológicos, por meio dos seguintes procedimentos: estudo teórico, análise documental, entrevistas semiestruturadas com a coordenação, professores e alunos egressos que fazem e/ou fizeram parte do programa na ETA, registros e análises sobre documentos e dados fornecidos e recolhidos junto à instituição pesquisada. Compreendemos a partir desta pesquisa que a formação disponibilizada aos trabalhadores se configura em uma formação aligeirada, fragmentada, incompleta e simplista, que nega as oportunidades de acesso à educação básica/continuada de qualidade, com cursos que em sua maioria marcados por seu caráter desigual e meramente certificatório, distante de um domínio de conhecimentos necessários ao desenvolvimento integral dos trabalhadores e das trabalhadoras. |
Abstract: | RESUMEN La presente pesquisa investigó la implementación del Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), en Maceió, en el período comprendido entre 2012 a 2014. Em lo que respecta a la cualificación profesional de los trabajadores, teniendo como recorte los cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) en la Escola Técnica de Artes. Después de um análisis de la implementación del Pronatec ETA / UFAL, buscamos entender cómo los sujetos (antiguos alumnos, profesores y coordinadores ) evalúan los cursos ofrecidos por Pronatec. Se abre el siguiente problema: como sucede la implementación de Pronatec en Maceió, en el contexto de la ETA / IUFAL en el período de 2012 a 2014? La pesquisa es de enfoque cualitativo, por entender que el objeto de estudio está en constante movimiento y presenta contradicciones en el proceso de investigación, ya que la realidad es una construcción social, desconsiderando generalizaciones estáticas. La pesquisa fue desarrollada en una institución federal, oferente de los cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) – la Escola Técnica de Artes – ETA/UFAL. Esta pesquisa tiene su relevancia al proponer analizar la implementación del Pronatec, mirando para los cursos del Formación Inicial e Continuada en una Escuela Técnica de Artes de la Universidade Federal de Alagoas, ya que hasta el momento Del levantamiento de la revisión de la literatura de esta pesquisa todavía no había investigaciones direccionadas para la implementación del Pronatec en una Escuela de Artes, caso de alcance inédito para un programa de cualificación profesional, que delante de su amplitud adentró em las escuelas técnicas de las universidades federales, cambiando el carácter artístico de esas instituciones. Con el fin de comprender las diversas facetas del Pronatec en Maceió, fueron explorados aspectos teóricos y metodológicos, por medio de los siguientes procedimientos: estudio teórico, análisis documentales, entrevistas semiestructuradas con la coordinación, profesores y alumnos egresos que hacen y/o hicieron parte del programa en la ETA, registros y análisis sobre documentos y datos fornecidos y recogidos junto a la institución pesquisada. Comprendemos a partir de esta pesquisa que la formación disponible a los trabajadores se configura en una formación aligerada, fragmentada, incompleta y simplista, que niega oportunidades de acceso a la educación básica/continuada de calidad, con cursos que en su mayoría son marcados por su carácter desigual y meramente certificatorio, distante de um dominio de conocimientos necesarios al desarrollo integral de los trabajadores y de lãs trabajadoras. |
Palavras-chave: | Pronatec Professores – Formação Educação continuada Ensino profissional Qualificação profissional Profesores – Formación Educación continua Educación vocacional Cualificación profesional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BORBA, Fernanda Valéria do Nascimento. O Pronatec em Maceió: uma análise dos cursos de formação inicial e continuada na Escola Técnica de Artes. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14196 |
Data do documento: | 7-out-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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