Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14172
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Associação entre percepção de barreiras, autoeficácia e atividade física em estudantes universitários |
Autor(es): | Mascarenhas, Yago Silva |
Primeiro Orientador: | Menezes, Enaiane Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dantas, Maria do Socorro Meneses |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Luiz Rodrigo Augustemak de |
Resumo: | Contextualização: A atividade física (AF) é um comportamento complexo, influenciado por uma variedade de fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo. Níveis reduzidos de AF e altos padrões de comportamento sedentário (CS) estão associados ao surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Os estudantes universitários enfrentam exposições consideráveis a fatores de risco para DCNT, como tabagismo e consumo de álcool. Além disso, a demanda acadêmica intensa pode promover altos valores de CS e privação de sono. Compreender os fatores que impedem os universitários de praticar AF é crucial, e nesse contexto, a percepção de barreiras e a autoeficácia são correlatos essenciais para entender o comportamento dos indivíduos. Objetivo: O objetivo do presente estudo é avaliar as principais barreiras percebidas para a prática da AF, a autoeficácia e o nível de AF na população universitária da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Métodos: Este estudo analítico observacional transversal foi conduzido no campus A.C. Simões da UFAL. A amostra incluiu estudantes universitários com mais de 18 anos de ambos os sexos devidamente matriculados no campus A.C. Simões, excluindo aqueles sem dados completos e mulheres gestantes. As variáveis coletadas abrangeram aspectos sociodemográficos, barreiras para a AF, autoeficácia para a prática de AF, questionário IPAQ-SF, massa corporal e estatura. Na análise estatística os testes foram estratificados por sexo, utilizando os seguintes testes: teste t para duas amostras independentes e Mann-Whitney, correlação de pearson e spearman, regressão linear simples e múltipla (ajustada por variáveis de confusão), utlizando o software estatístico STATA® versão 15.0, estabelecendo erro de 5% e 95% de confiança. Resultados: Os resultados mostraram uma amostra composta por adultos jovens (55%), predominantemente do sexo feminino (52,38%), de renda baixa (63,83%), e majoritariamente ativa (78,10%). As barreiras mais prevalentes foram a jornada de estudos extensa (48,64% no sexo feminino e 35,50% no masculino) e jornada de trabalho extensa (35,91% no sexo feminino e 25,50% no masculino). Os testes de comparação de médias revelaram diferenças significativas, especialmente para o escore total das barreiras (t = 5,05, p = 0,001) e escore total da autoeficácia (r = -3,28, p = 0,001). Os testes de correlação indicaram associações fracas, com destaque para a autoeficácia no sexo feminino (p = 0,272, p = 0,001). Regressões simples apresentaram valores explicativos relativamente baixos, sendo a autoeficácia a variável com maior impacto (R?º1aj = 0,045, p-valor = 0,001). A regressão múltipla não revelou significância para a mediação da autoeficácia com as barreiras para a AF, mas os coeficientes E foram relevantes (respectivamente, ? = 35,941 [EP = 8,750] e = -2,003 [EP = 1,854]), com ajuste de modelo de R2,; = 0,070. Conclusão: Na presente amostra, a autoeficácia não demonstrou mediar as barreiras para a AF. No entanto, os valores de associação e os percentuais de barreiras e autoeficácia isolados mostraram-se significativos. A compreensão desses fatores pode informar estratégias eficazes para promover a AF entre universitários. |
Abstract: | Context: Physical activity (PA) is a complex behavior influenced by various intrinsic and extrinsic factors. Reduced levels of PA and high sedentary behavior (SB) are associated with the onset of non-communicable chronic diseases (NCDs). College students face considerable exposures to NCD risk factors such as smoking and alcohol consumption. Additionally, intense academic demands may promote high levels of SB and sleep deprivation. Understanding the factors hindering university students from engaging in PA is crucial, and in this context, perceived barriers and self-efficacy are essential correlates to comprehend individuals' behavior. Objective: The aim of this study is to assess the main perceived barriers to PA, self-efficacy, and the level of PA in the university population at the Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Methods: This cross-sectional observational analytical study was conducted at the A.C. Simdes campus of UFAL. The sample included university students over 18 years of age of both genders duly enrolled at the A.C. Simdes campus, excluding those with incomplete data and pregnant women. Collected variables encompassed sociodemographic aspects, barriers to PA, self-efficacy for PA, IPAQ-SF questionnaire, body mass, and height. In statistical analysis, tests were stratified by gender, utilizing the following tests: independent samples t-test and Mann-Whitney, Pearson and Spearman correlation, simple and multiple linear regression (adjusted for confounding variables), using STATA® statistical software version 15.0, setting a 5% error and 95% confidence. Results: The results showed a sample composed of young adults (55% ), predominantly female (52,38% ), with low income (63,83%), and mostly active (78,10%). The most prevalent barriers were extensive study hours (48,64% in females and 35,50% in males) and long working hours (35,91% in females and 25,50% in males). Mean comparison tests revealed significant differences, especially for the total barriers score (t = 5.05, p = 0,001) and total self-efficacy score (t = -3,28, p = 0,001). Correlation tests indicated weak associations, with self-efficacy being prominent in females (p = 0,272, p = 0,001). Simple regressions showed relatively low explanatory values, with self-efficacy being the variable with the greatest impact (R2%adj = 0.045, p-value = 0,001). Multiple regression did not show significance for self-efficacy mediating barriers to PA, but the B coefficients were relevant (respectively, B = 35,941 [SE = 8,750] and B = -2,003 [SE = 1,854]), with model adjustment of R2adj = 0,070. Conclusion: In this sample, self-efficacy did not demonstrate mediating barriers to PA. However, association values and isolated percentages of barriers and self-efficacy were significant. Understanding these factors can inform effective strategies to promote PA among university students. |
Palavras-chave: | Atividade física - Barreiras Estudantes universitários Autoeficácia Physical activity - Barriers College Students Self-efficacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Bacharelado |
Citação: | MASCARENHAS, Yago Silva. Associação entre percepção de barreiras, autoeficácia e atividade física em estudantes universitários. 2024. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14172 |
Data do documento: | 19-jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Associação entre percepção de barreiras, autoeficácia e atividade física em estudantes universitários.pdf | 14.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.