00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14118
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação para negros : da Escola Central à Era Vargas (1887 a 1945)
Autor(es): Silva, Roberto César Gomes da
Primeiro Orientador: Fernandes, Clara Suassuna
metadata.dc.contributor.referee1: Macedo, Michelle Reis de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, José Roberto Santos
Resumo: Pensar a educação para pessoas negras é refletir a respeito do processo social, político, econômico, religioso e cultural de exclusão. Processos contínuos de controle e dominação viriam também por meio da educação no final do século XIX e durante as primeiras décadas do século XX, ao longo da transição do final do Império para a República. Esta pesquisa tem como objetivo questionar o processo educacional em Alagoas, mais precisamente em Maceió, através de análises de documentos, e entender como se deu a educação até então excludente para pessoas negras nas primeiras décadas do século XIX, com a criação de escolas pelo Governo Imperial, um modelo deficiente dentro do ensino público pensado pela elite branca, com a criação de instituições que fariam o papel do Estado durante este período. Após a abolição dos escravizados, o modelo a ser utilizado na educação foi limitada ao ensino básico e técnico para a construção de mão de obra a um mercado que necessitava que fosse barata e em grande quantidade, seguindo até a implementação do Estado Novo de Getúlio Vargas, o qual temos o registro mais evidente do abismo social do racismo por meio do melhoramento da raça por meio da política de eugenia. A pesquisa serve para criar novas reflexões a respeito do racismo para com pessoas negras em um recorte temporal, visando questionar principalmente a realidade de Alagoas, avaliar a mentalidade relacionada a esse recorte, e principalmente, até onde a educação era vista como forma de controle e exclusão.
Abstract: Penser l’éducation des Noirs signifie réfléchir au processus d’exclusion social, politique, économique, religieux et culturel. Des processus continus de contrôle et de domination se manifesteront également à travers l’éducation à la fin du XIXe siècle et au cours des premières décennies du XXe siècle, tout au long de la transition de la fin de l’Empire à la République. Cette recherche vise à interroger le rocessus éducatif à Alagoas, plus précisément à Maceió, à travers l'analyse de documents, et à comprendre comment s'est déroulée une éducation auparavant exclusive aux noirs dans les premières décennies du XIXe siècle, avec la création d'écoles par le gouvernement impérial , un modèle déficient au sein de l’éducation publique conçu par l’élite blanche, avec la création d’institutions qui joueraient le rôle de l’État pendant cette période. Après l'abolition des esclaves, le modèle à utiliser dans l'éducation s'est limité à l'enseignement de base et technique pour la construction de main-d'œuvre pour un marché qui en avait besoin à bon marché et en grande quantité, jusqu'à la mise en œuvre de l'Estado Novo de Getúlio Vargas , dont nous avons le témoignage le plus évident de l'abîme social du racisme à travers l'amélioration de la race à travers la politique de l'eugénisme. La recherche sert à créer de nouvelles réflexions sur le racisme envers les personnes noires à une époque, visant principalement à remettre en question la réalité d'Alagoas, à évaluer la mentalité liée à cette période et, surtout, dans quelle mesure l'éducation était considérée comme une forme de contrôle et exclusion.
Palavras-chave: Educação
Marginalidade social
Racismo - Alagoas
Politica de "branqueamento"
Éducation
Exclusion
Racisme
Alagoas
Blanchiment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: SILVA, Roberto César Gomes da. Educação para negros : da Escola Central à Era Vargas (1887 a 1945) . 2024. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14118
Data do documento: 24-nov-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação para negros da Escola Central à Era Vargas (1887 a 1945).pdf8.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.