00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14091
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do sistema do controle gerencial varejista um estudo de caso de um supermercado de médio porte na Santa Lúcia em Maceió/Alagoas
Título(s) alternativo(s): Retail management control system analysis one case study of a medium size supermarket in Santa Lucia in Maceió/Alagoas
Autor(es): Alves, Mileide Jasmine da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Rodrigo Cesar Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Pablo Viana da
metadata.dc.contributor.referee2: Monte, Madson Bruno da Silva
Resumo: Com os avanços tecnológicos, o mundo ficou cada vez mais globalizado, e novos softwares foram desenvolvidos para atender às novas demandas e necessidades do público. As organizações empresariais buscam softwares de gestão para integrar aos seus negócios e facilitar as operações do dia a dia, além de fornecer dados e recursos precisos para as organizações. O momento de transição da empresa estudada motivou a utilização de sistemas de controle gerencial e engajamento em marketing digital, para estender seu ciclo de vida nesses ambientes de extrema complexidade e incerteza, entendendo o uso desses sistemas para reformular estratégias no varejo e no âmbito digital. A pesquisa teve como objetivo analisar o processo de adoção do sistema de controle gerencial no supermercado de médio porte no bairro da Santa Lúcia em Maceió / Alagoas na aplicação e implementação da loja virtual. A pesquisa classificou-se como uma análise de caso de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa no desenvolvimento de indicadores para auxiliar a empresa na mensuração dos resultados e identificação de gargalos em suas estratégias e qualitativa no acompanhamento e descrição do processo de implementação da loja virtual, realizado por meio de entrevistas com a liderança gestora e funcionários dos setores de cadastro e televendas. Os resultados refletem que as estratégias utilizadas pela empresa objetivam aumentar sua participação no mercado, ampliando sua rede de clientes, aplicando estratégias de marketing digital e ferramentas de gestão para promover a loja virtual da empresa.
Abstract: With technological advances, the world has become increasingly globalized, and new software has been developed to meet the public's new demands and needs. Business organizations look for management software to integrate into their businesses and facilitate day-to-day operations, in addition to providing accurate data and resources for organizations. The moment of transition of the company studied motivated the use of management control systems and engagement in digital marketing, to extend its life cycle in these environments of extreme complexity and uncertainty, understanding the use of these systems to reformulate strategies in retail and in the digital sphere. The research aimed to analyze the process of adopting the management control system in the medium-sized supermarket in the Santa Lúcia neighborhood in Maceió / Alagoas in the application and implementation of the virtual store. The research was classified as a descriptive case analysis with a quantitative approach in the development of indicators to assist the company in measuring results and identifying bottlenecks in its strategies and qualitative in monitoring and describing the virtual store implementation process, carried out through interviews with management leadership and employees in the registration and telesales sectors. The results reflect that the strategies used by the company aim to increase its market share, expanding its customer network, applying digital marketing strategies and management tools to promote the company's online store.
Palavras-chave: Marketing digital
Comércio eletrônico
Marketing de varejo
E-commerce
Sistema de controle gerencial
Digital marketing
E-commerce
Retail Marketing
Retail marketing
Management Control System
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: ALVES, Mileide Jasmine da Silva. Análise do sistema do controle gerencial varejista um estudo de caso de um supermercado de médio porte na Santa Lúcia em Maceió/Alagoas. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14091
Data do documento: 23-nov-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.