00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: A recomendação pedagógica em tempo real baseada na atenção dos estudantes utilizando computação afetiva
Título(s) alternativo(s): Pedagogical recommendation in real time based on students’ attention using affective computing
Autor(es): Silva, Daniel Borges Ferreira da
Primeiro Orientador: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alan Pedro da
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda
Resumo: Dispositivos móveis estão sendo utilizados cada vez mais pela população. O público jovem tem utilizado tais dispositivos a qualquer momento, principalmente com a finalidade de troca de mensagens e isso tem afetado, negativamente, a sua concentração em sala de aula. Por um lado, pode-se utilizar métodos que restringem o uso de tais dispositivos em sala de aula com a finalidade de reduzir o nível de distração, mas estes métodos causam problemas que podem afetar os estudantes que utilizam os dispositivos para fins de estudos. Por outro lado, pode-se utilizar métodos alternativos que envolvem desde aplicações de filtro, até a conscientização da sociedade a respeito do mal que a distração pode causar. Esses últimos métodos devem ser aplicados com cautela, pois sua eficácia é variável e difícil de mensurar. A distração em sala de aula usando dispositivos móveis se torna um problema no qual a educação presencial lida ultimamente. Diante disto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem alternativa para resolver o problema da distração em sala de aula por meio de um processo de recomendação. Tal processo está fundamentado no uso de recomendações pedagógicas baseadas no nível de engajamento dos estudantes, detectado por intermédio de sistemas computacionais. Para tal, utilizou-se teorias e técnicas de computação afetiva, para a detecção do engajamento, e dispositivos móveis, para o envio das recomendações. Consideramos a falta de engajamento dos estudantes, caracterizada pela falta de atenção na aula, como o principal foco do problema de pesquisa. A proposta deste trabalho foi testada em sala de aula, por meio de um experimento controlado onde recomendações pedagógicas eram enviadas para os celulares dos estudantes, após a medição do nível de atenção dos estudantes. Essas recomendações tinham o objetivo de fazer com que o estudante voltasse sua atenção para a aula, combatendo a distração. Tal experimento foi realizado em um cenário real onde, de fato, o problema em questão esteve presente durante a aula. Participaram do experimento três turmas do ensino superior da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), contemplando as três áreas de atuação existentes: Ciências Exatas (Matemática), Ciências Biológicas (Enfermagem) e Ciências Humanas (Administração). No total, participaram do experimento 38 alunos. Através da análise quantitativa e qualitativa dos dados, concluímos que o uso de recomendação pedagógica baseada nos estados afetivos dos alunos enviada através de dispositivos móveis para combater a distração causada pelo mesmo não é uma boa alternativa de solução para o problema, pois é gerada nos alunos a ansiedade para verificar as recomendações enviadas, e continuam se distraindo. Por fim, levantamos outras questões e hipóteses para trabalhos futuros.
Abstract: Mobile devices are actually used more and more by the population. Young people have used this kind of devices at any time, especially for the purpose of exchanging messages and this has adversely affected their concentration in the classroom. On the one hand, methods that restrict the use of such devices in the classroom can be used to reduce the level of distraction, but these methods cause problems that may affect students who use the devices for study purposes. On the other hand, it is possible to use alternative methods that involve the use of filter applications to the education of society about the negative effects that distraction can cause. The restrictive methods should be applied with caution since their effectiveness is variable and difficult to measure. Classroom distraction using mobile devices becomes a problem in which classroom education deals lately. In view of this, this work aims to present an alternative approach to solving the problem of distraction in the classroom by means of a recommendation process. This process is based on the use of pedagogical recommendations based on the engagement level of student, detected through computational systems. For that, theories and techniques of affective computing, for the detection of the engagement, and mobile devices, were used to send the recommendations. We consider students’ lack of engagement, characterized by lack of attention in class, as the main focus of the research problem. The proposal of this work was tested in the classroom, through a controlled experiment where pedagogical recommendations were sent to students’ cell phones, after measuring students’ level of attention. These recommendations were meant to get the student to turn his attention to class, fighting distraction. This experiment was carried out in a real scenario where, in fact, the problem in question was present during the lesson. Three higher education groups from the Universidade Federal de Alagoas (UFAL) participated in the experiment, covering three existing areas: Exact Sciences (Mathematics), Biological Sciences (Nursing) and Human Sciences (Administration). In total, 38 students participated in the experiment. Through the quantitative and qualitative analysis of the data, we conclude that the use of pedagogical recommendation based on the affective states of the students sent throughmobile devices to combat the distraction caused by the same is not a good alternative solution to the problem, since it is generated in the students the anxiety to check the recommendations sent, and continue to distract. Finally, we raise other questions and hypotheses for future work.
Palavras-chave: Computação afetiva
Estudantes – Engajamento
Dispositivos móveis
Affective computing
Students – Engagement
Mobile devices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: SILVA, Daniel Borges Ferreira da. A recomendação pedagógica em tempo real baseada na atenção dos estudantes utilizando computação afetiva. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14070
Data do documento: 20-out-2017
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