Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14069
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O coordenador pedagógico no cotidiano escolar e na articulação escola-família |
Autor(es): | Melo, Josefa Givaneide Silva |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Irailde Correia de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender a função e ação do coordenador pedagógico na escola e na articulação escola-família. A prática educacional aponta para uma indefinição ou pouca visibilidade do trabalho desses profissionais na escola, o que permite indagar quais são ou devam ser suas atribuições no cotidiano escolar e sua ação na articulação com as famílias que possibilite melhor desenvolvimento e formação dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, utilizando como procedimentos metodológicos levantamento e seleção de treze títulos de estudos e pesquisas, cujos critérios de escolha se delimitaram à relevância do tema, à credibilidade das fontes, à atualização de informações e à acessibilidade do conteúdo, em livros, sites acadêmicos, como: Anped, Google Acadêmico, Scielo e Anpae que contribuam para uma melhor compreensão acerca do trabalho, da função do coordenador pedagógico na escola e sua ação junto às famílias. A leitura e análise de diversos autores possibilitaram um conhecimento mais aprofundado sobre o tema em questão, uma compreensão clara do papel do coordenador pedagógico na escola, bem como da sua atuação junto às famílias, de modo a favorecer a construção de uma educação de qualidade social. O estudo destaca o papel do coordenador pedagógico no interior da escola e na relação escola-família, enfatizando sua função como articulador e agente transformador na escola, visando o desenvolvimento pleno dos estudantes. |
Abstract: | Não tem abstract. |
Palavras-chave: | Coordenador pedagógico Escola Família Prática pedagógica Pedagogical Coordinator School Family Pedagogical practice |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | MELO, Josefa Givaneide Silva. O coordenador pedagógico no cotidiano escolar e na articulação escola-família. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14069 |
Data do documento: | 18-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O coordenador pedagógico no cotidiano escolar e na articulação escola-família.pdf | 459.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.