00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Viver com HIV/AIDS: um olhar da fenomenologia existencial
Título(s) alternativo(s): Living with HIV / AIDS: a view of existential phenomenology
Autor(es): Costa, Lays Pedrosa dos Santos
Primeiro Orientador: Bernardo, Thaís Honório Lins
metadata.dc.contributor.referee1: Comassetto, Isabel
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Joice Fragoso Oliveira de
Resumo: Introdução: O recebimento do diagnóstico de soropositividade para o Vírus da Imunodeficiência Humana está interligado às ideações de morte, perda, abandono, preconceito, rejeição, ruptura de relações sociais e medo do desconhecido. Objetivo: Desvelar o fenômeno das experiências vividas por pessoas com HIV/AIDS. Método: Diante dessa proposta, optei por realizar uma pesquisa qualitativa norteada pela fenomenologia existencial de Martin Heidegger. Contribuíram com este estudo 20 participantes que estavam sob acompanhamento da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias de um hospital público de grande porte situado na cidade de Maceió, Alagoas. Os depoimentos foram obtidos por meio de entrevista através de um instrumento semi estruturado composto por duas partes, no mês de julho de 2017. Resultados: A partir da análise dos depoimentos dos participantes emergiram três categorias temáticas através do agrupamento das unidades de significado: O fenômeno desvelado na descoberta do pertencimento ao mundo do HIV/AIDS, que compreende as reverberações do conhecimento do diagnóstico; As experiências subsequentes ao viver no mundo do HIV/AIDS, que envolve os desdobramentos seguidos ao impacto inicial da descoberta da soropositividade; e a resiliência no enfrentamento da adversidade, que se refere às estratégias de enfrentamento utilizadas. Conclusão: O Ser-doente já é suficientemente causador de desarranjos emocionais e familiares, mas quando trata-se de um Ser-aí-no-mundo-permeado-pelo-HIV a proporção dos acontecimentos toma dimensões aniquiladoras.
Abstract: Introduction: The perception the diagnosis of the seropositivity for the human immunodeficiency virus is an experience linked to ideations of death, loss, abandonment, prejudice, rejection, rupture of social relations and fear of the unknown. Objetive: Unveil the phenomenon of the experiences of people with HIV/AIDS. Method: A qualitative study was developed in light of the existential phenomenology of Martin Heidegger. Contributed to this study 20 participants who were being tracked at Unit of Infectious and Parasitic Diseases of a wide public hospital situated in the city of Maceió, Alagoas. The statements were obtained by means of interview throught na tool semi structured composed of two parts, in the month of June of 2017. Results: The analysis of the statements of the participants generated three structures, named ontologic unifications: The phenomenon unveiled in the discovery of belonging to the world of HIV/AIDS, which comprises the reverberations of diagnostic knowledge; The experiences subsequent to living in the world of HIV/AIDS, which involves the developments followed the initial impact of the discovery of seropositivity; and the resilience in coping with adversity, that refers to the coping strategies used. Conclusion: Being- sick is already enough emotional and family disruptive. But when it comes to Being-in-the-world-with-HIV the proportion of events takes up annihilating dimensions.
Palavras-chave: Enfermagem
Infectologia
HIV(Virus)
Nursing
Infectology
HIV/AIDS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem - Bacharelado
Citação: COSTA, Lays Pedrosa dos Santos. Viver com HIV/AIDS: um olhar da fenomenologia existencial. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em enfermagem) - Escola de Enfermagem e Farmácia, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14066
Data do documento: 25-out-2017
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