Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14062
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Abordagem sobre o tratamento de água no ensino médio sob a luz de princípios da educação STEAM |
Autor(es): | Ferreira, Rosival Victor Barros. |
Primeiro Orientador: | Silva, Monique Gabriella Ângelo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Malta, Valeria Rodrigues dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paula, Francine Santos de |
Resumo: | O ensino de química por muito tempo foi aplicado em sala de aula, limitado a conceitos, nomenclaturas e fórmulas, sem que esteja relacionado ao cotidiano do alunado. Isto fez a disciplina de química ser recebida com negatividade e rejeição, principalmente aos alunos ingressantes no ensino médio. Com isso, associar a química com temas sociais e ambientais torna a aprendizagem fácil e dinâmica, provocando interesse dos estudantes pela disciplina. O objetivo desse trabalho é relacionar os conceitos químicos ao cotidiano, onde será abordado o tema Tratamento de água sob a luz de princípios da educação STEAM (Sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) como proposta pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de base qualitativa, trazendo como fundamentação teórica D’Ambrósio (2002), Cotta (2012), que nos ajudam a compreender sobre a temática. Portanto, é fundamental fazer relação do ensino de química com o cotidiano do estudante, pois possibilita uma reflexão crítica sobre o mundo que o cerca, pensando nas implicações sociais e ambientais no que diz respeito ao tratamento de água para consumo humano. Concluímos que, as metodologias ativas, como a educação STEAM, agregada a conteúdos inovadores contribui bastante para o crescimento educacional, profissional e pessoal dos estudantes. |
Abstract: | Chemistry teaching for a long time was applied in the classroom, limited to concepts, nomenclatures and formulas, without being related to the students' daily lives. This caused the chemistry subject to be received with negativity and rejection, especially among students entering high school. Therefore, associating chemistry with social and environmental themes makes learning easy and dynamic, sparking students' interest in the subject. The objective of this work is to relate chemical concepts to everyday life, where the topic of water treatment will be addressed in light of the principles of STEAM education (Acronym in English for science, technology, engineering, arts and mathematics) as a pedagogical proposal. The methodology used was bibliographical research, with a qualitative basis, bringing as theoretical foundations D’Ambrósio (2002), Cotta (2012), which help us understand the topic. Therefore, it is essential to relate chemistry teaching to the student's daily life, as it enables critical reflection on the world around them, thinking about the social and environmental implications regarding the treatment of water for human consumption. We conclude that active methodologies, such as STEAM education, combined with innovative content contribute greatly to the educational, professional and personal growth of students. |
Palavras-chave: | Educação STEAM Água - Estações de tratamento Química - Estudo e ensino STEAM Education Water treatment Chemistry teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química- Licenciatura |
Citação: | FERREIRA, Rosival Victor Barros. Abordagem sobre o tratamento de água no ensino médio sob a luz de princípios da educação STEAM. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14062 |
Data do documento: | 20-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Abordagem sobre o tratamento de água no ensino médio sob a luz de princípios da educação STEAM.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.