Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14055
Tipo: | Dissertação |
Título: | Atenção à saúde da criança na creche e pré-escola: saberes e práticas de educadores |
Autor(es): | Oliveira, Mariana Gomes de |
Primeiro Orientador: | Lúcio, Ingrid Martins Leite |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vitória, Telma |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Leila Pacheco Ferreira |
Resumo: | A Educação Infantil tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e sociedade em um período singular de formação de hábitos. O período de vida no qual as crianças frequentam instituições de educação infantil (creches e préescolas) constitui um momento de formação de hábitos que poderão permanecer durante toda a vida. A creche/pré-escola representa um equipamento social importante para a promoção da saúde da criança contribuindo para a adoção de hábitos saudáveis desde a infância. A atenção à saúde da criança inserida na Educação Infantil sob a ótica dos saberes e práticas dos educadores constitui o objeto deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que estabelece como questão norteadora: Como se caracteriza a atenção à saúde da criança na creche e na pré-escola à luz dos saberes e práticas do educador infantil? Objetiva-se analisar a atenção à saúde da criança na educação infantil à luz dos saberes e práticas do educador infantil. O local da pesquisa são instituições de educação infantil inseridas no VII distrito sanitário do município de Maceió. Os sujeitos do estudo são os educadores, caracterizados pelos professores da educação infantil, coordenadores, diretores e auxiliares de sala. A coleta foi realizada por meio da observação qualitativa, registro fotográfico e entrevista com roteiro semiestruturado com informações sobre características operacionais, estrutura física; práticas de cuidado; saúde e segurança da criança. Os dados foram analisados a partir da análise temática de conteúdo, que consiste em descobrir os núcleos de sentido que compõem uma comunicação, cuja presença ou frequência signifiquem alguma coisa para o objetivo analítico visado. Esta pesquisa evidencia saberes e práticas de educadores na atenção à saúde da criança enquanto atividade essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis, contribuindo para a reflexão sobre o cuidado integral à saúde da criança na educação infantil, configurando-se como uma ação básica de saúde e importante cuidado de enfermagem. |
Abstract: | The Early Childhood Education aims at the integral development of children in their physical, emotional, psychological, intellectual and social aspects, complementing the action of the family and society in a unique period of habit formation. The life span in which children attending early childhood institutions (kindergartens and preschools) is a moment of formation of habits that may remain throughout life. The nursery / preschool is an important social facilities for the promotion of child health contributing to the adoption of healthy habits from childhood. Health care of the child inserted in Early Childhood Education from the perspective of knowledge and practices of educators is the subject of this study. It is a qualitative research that establishes the guiding question: How is characterized the health care of children in day care and preschool in the light of the knowledge and practices of child educator? The objective was to analyse the health care of children in early childhood education in the light of the knowledge and practices of child educator. The research site is educational institutions entered into VII health district of the city of Maceio. The study subjects are educators, characterized by teachers of early childhood education, coordinators, directors and living aids. Data collection was conducted through qualitative observation, photographic records and interviews with semi-structured with information about operational characteristics, physical structure; care practices; health and child safety. Data were analyzed from the thematic content analysis, which consists in discovering the units of meaning that make up a communication, whose presence or frequency mean something to the targeted analytical objective. This research demonstrates knowledge and practices of educators in health care of the child as an essential activity for the healthy growth and development, contributing to the reflection on comprehensive care to children's health in early childhood education, configured as a basic health action and important nursing care. |
Palavras-chave: | Enfermagem Saúde da criança Creches Pré-escola Nursing Child health Nurseries Day care centers Preschool |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Citação: | OLIVIEIRA, Mariana Gomes de. Atenção à saúde da criança na creche e pré-escola: saberes e práticas de educadores. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14055 |
Data do documento: | 24-abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atenção à saúde da criança na creche e pré-escola saberes e práticas de educadores.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.