Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14044
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Diálogos interdisciplinares entre a história e a música no Projeto Coral Pedagógico em Delmiro Gouveia (2019-2022) |
Autor(es): | Torres, Giselma dos Santos |
Primeiro Orientador: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fechine, José Alegnoberto Leite |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santana, Pedro Abelardo de |
Resumo: | A partir da experiência vivenciada no Núcleo de Expressão Artística (NEART) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus– Sertão, especificamente no Projeto Coral Pedagógico: Educação Musical, é possível perceber a necessidade de alternativas metodológicas no ensino de disciplinas escolares na educação básica. A música, então, no Coral Pedagógico com abordagem interdisciplinar onde os estudantes conhecem um instrumento diferenciado de aprendizagem, e podem, dialogicamente, contribuir com o conteúdo ensinado na disciplina de História. Diante deste cenário, percebemos a relevância social e científica dessa pesquisa, a História como um instrumento interdisciplinar de ensino da música. O objetivo foi analisar as contribuições da História no ensino da Música via interdisciplinaridade a partir do projeto citado. Examinamos a eficiência da metodologia interdisciplinar utilizada no projeto, bem como, identificamos as contribuições que o ensino de História e a música oferecem na aprendizagem dos participantes do projeto. O caráter dessa pesquisa é qualitativo, e se caracteriza com um trabalho descritivo, exploratório e explicativo em que a problemática gira em torno de refletir os benefícios da História como uma “ferramenta metodológica” para o ensino de música. A abordagem historiográfica se ancora na Micro História e História Cultural, utilizando-se do método histórico crítico, da pesquisa participante. Os instrumentos de produção de dados foram as entrevistas semiestruturadas e observação sistemática. A análise dos dados foi realizada dialogando com os conceitos/categorias no discurso dos sujeitos entrevistados. O resultado explicitou na análise dos dados, que a metodologia da interdisciplinaridade entre História e Música no projeto, se apresenta como um método eficiente de ensino-aprendizagem, em que a História da Música traz contribuições significativas para os participantes do Coral Pedagógico refletidas em sua vida acadêmica e social. A História possibilita aos estudantes compreender os fatos, o contexto, a conjuntura sociopolítica da sociedade no ano de composição da música. |
Abstract: | From the experience at the Núcleo de Expressão Artística (NEART) of the Federal University of Alagoas (UFAL) Campus– Sertão, specifically in the Coral Pedagogical Project: Musical Education, it is possible to perceive the need for methodological alternatives in the teaching of school subjects in basic education. Music, then, in the Pedagogical Choir with an interdisciplinary approach where students get to know a different learning instrument, and can, dialogically, contribute to the content taught in the discipline of History. Given this scenario, we realize the social and scientific relevance of this research, History as an interdisciplinary instrument for teaching music. The objective was to analyze the contributions of History in the teaching of Music via interdisciplinarity based on the aforementioned project. We examined the efficiency of the interdisciplinary methodology used in the project, as well as identified the contributions that the teaching of History and music offer in the learning process of the project participants. The character of this research is qualitative, and is characterized by a descriptive, exploratory and explanatory work in which the problem revolves around reflecting the benefits of History as a “methodological tool” for teaching music. The historiographical approach is anchored in Micro History and Cultural History, using the historical-critical method of participatory research. The data production instruments were semi-structured interviews and systematic observation. Data analysis was carried out by dialoguing with the concepts/categories in the discourse of the interviewed subjects. The result explained in the data analysis, that the methodology of interdisciplinarity between History and Music in the project, presents itself as an efficient teaching-learning method, in which the History of Music brings significant contributions to the participants of the Pedagogical Choir reflected in their lives academic and social. History enables students to understand the facts, the context, the socio-political situation of society in the year the song was composed. |
Palavras-chave: | História Música Interdisciplinaridade Núcleo de Expressão Artística – NEART Projeto Coral Pedagógico Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus do Sertão Interdisciplinarity Song History |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História - Licenciatura |
Citação: | TORRES, Giselma dos Santos. Diálogos interdisciplinares entre a história e a música no Projeto Coral Pedagógico em Delmiro Gouveia (2019-2022). 97 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14044 |
Data do documento: | 7-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diálogos interdisciplinares entre a história e a música no Projeto Coral Pedagógico em Delmiro Gouveia (2019-2022).pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.