00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paiva, Ranilson Oscar Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714190463540106pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bittencourt, Ibsen Mateus-
dc.contributor.referee1Guimarães, Almir Pereira-
dc.contributor.referee2Barros, Petrúcio Antônio Medeiros-
dc.creatorMagalhães, Handrik Palmeira-
dc.date.accessioned2024-08-15T19:29:49Z-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-15T19:29:49Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Handrik Palmeira. A utilização de tecnologias da informação para potencializar o aprendizado através da metodologia de sala de aula invertida. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14032-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to identify the most used computational tools in the context of the Flipped Classroom (SAI) pedagogical approach, as well as to verify whether the use of these tools brings improvements within this approach. To this end, we carried out a systematic literature review (RSL) in order to obtain information that could satisfy the aforementioned objectives. During the research, 131 scientific articles were selected, of which 38 were chosen after the selection phases and after applying the inclusion, exclusion and article quality criteria, only 24 articles were adopted. After analysis, we were able to observe that the majority of articles were published in 2021 and 2022 (62.5%) in journals that present a Qualis A1 or A2 concept (42.9%), with a predominance of national publications (54.2 %). As a result, we were able to ascertain that, of the authors who reported the tools used, oodle was the most used tool in the preliminary studies phase (29.2%) and in the evaluationphase (29.2%), while Google Meet was the most used tool in the meetings and discussions phase (25.0%). Regarding the results of the assessment of improvement with the use of these tools, more than half of the authors (54.2%) showed evidence of significant improvements with the use of these tools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Sistema de Informação - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subjectAplicativos (Programas de computador)pt_BR
dc.subjectFlipped classroompt_BR
dc.subjectInformation Systemspt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectApplications (Computer Programs)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleA utilização de tecnologias da informação para potencializar o aprendizado através da metodologia de sala de aula invertidapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo identificar as ferramentas computacionais mais utilizadas no contexto da abordagem pedagógica da Sala de Aula Invertida (SAI), bem como verificar se o uso destas ferramentas traz melhorias dentro dessa abordagem. Para isso realizamos uma revisão sistemática de literatura (RSL) com intuito de obter informações que possam satisfazer os objetivos citados. Durante a pesquisa foram selecionados 131 artigos científicos, dos quais 38 foram escolhidos após as fases de seleção e após a aplicação dos critérios de inclusão, exclusão e de qualidade dos artigos, foram adotados apenas 24 artigos. Após análise, pudemos observar que a maioria dos artigos foram publicados nos anos de 2021 e 2022 (62,5%) em revistas que apresentam conceito Qualis A1 ou A2 (42,9%), com uma predominância de publicações nacionais (54,2%). Como resultado pudemos averiguar que, dos autores que informaram as ferramentas utilizadas, o Moodle foi a ferramenta mais utilizada na fase de estudos preliminares (29,2%) e na fase avaliativa (29,2%), enquanto que o Google Meet foi a ferramenta mais utilizada na fase de encontros e discussões (25,0%). Quanto ao resultado da avaliação de melhora com o uso dessas ferramentas, mais da metade dos autores (54,2%), mostraram evidências de melhoras significativas com o uso desta ferramentas.pt_BR
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