00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: Práticas de redução de danos entre enfermeiras da atenção psicossocial álcool e outras drogas
Título(s) alternativo(s): Practices to reduce damage between attention nurses psychosocial alcohol and other drugs
Autor(es): Santos, Camila Paz
Primeiro Orientador: Brêda, Mércia Zeviani
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Albuquerque, Maria Cícera dos Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardes, Jefferson de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jovânia Marques de Oliveira e
Resumo: Com o objetivo de identificar como a Redução de Danos tem sido praticada por enfermeiras que atuam na atenção psicossocial foi concebida esta pesquisa. Compreender a prática de enfermagem no espaço social em que ela se dá, ouvindo os profissionais que ali atuam, fez optar pelo recurso ao método qualitativo e exploratório. A produção de informações se deu por: entrevista semiestruturada, observação sistemática e notas de campo. A organização dos dados foi realizada através das categorias emergidas das falas, respeitando-se as orientações da técnica de Análise Temática de Minayo (2010). Os preceitos éticos foram respeitados de acordo com a resolução 466/12, sob aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 807.033. Para a análise e discussão das categorias temáticas utilizaram-se os referenciais expostos na Associação Brasileira de RD; as políticas sobre RD; premissas de Marlatt (1999); produções sobre RD, tais como Denis Petuco (2009) e Domiciano Siqueira (2013). Utilizaram-se, ainda, os referencias que relacionaram RD, enfermagem e atenção psicossocial, tais como kantorski (2009) e Roos (2011). Os resultados mostram que as enfermeiras identificam algumas práticas cotidianas como ações de RD, especialmente os grupos voltados para educação em saúde por elas conduzidos, e realizam outras práticas redutoras de danos, embora às vezes pareça não reconhecê-las com tais: a escuta, a conversa e a consulta de enfermagem. Observou-se a incipiente preparação das enfermeiras, ainda na graduação, para trabalhar em serviços de saúde mental, assim como a falta de capacitação e educação permanente. As condições de trabalho presentes no serviço pesquisado têm dificultado o pleno desenvolvimento e apropriação da prática em RD. Conclui-se que a formação de enfermeiros carece de desenvolver, não apenas a prática em novos dispositivos, mas estratégias que promovam a aprendizagem deste novo contexto de cuidar. É necessário que os cursos trabalhem a problemática das drogas através de investimento nas pessoas, pesquisas e cursos de extensão, além da inserção da temática nas disciplinas da graduação. Processos de educação permanente e capacitações devem privilegiar estratégias para manutenção da saúde da pessoa que faz uso prejudicial de drogas de modo a promover o seu bem estar e qualidade de vida, assim como garantir segurança aos profissionais nos cuidados prestados. As enfermeiras demonstraram disposição para o desenvolvimento de práticas sob a lógica da RD e manifestam contar com o auxílio de profissionais qualificados, com um programa de capacitação adequado, planejamento das ações e suporte governamental. Foi possível entender que a RD possibilita a construção de um saber coletivo e de uma prática mais rica de possibilidades, além disso, ajuda a ampliar o olhar da atenção ao grupo familiar e ao contexto social tecendo resultados mais positivos do que aquele que reduz o sujeito a sua doença ou a substância que porventura utilize. Espera-se que este estudo possa contribuir para o enriquecimento da abordagem do tema e seja um ponto de partida para novos estudos.
Abstract: In order to identify how harm reduction has been practiced by nurses who work in psychosocial care is designed this research. Understanding nursing practice in the social space in which it takes place, listening to the professionals who work there, did opt for the use of qualitative and exploratory method. The production of information was given by: semi-structured interview, systematic observation and field notes. The organization of data was performed through the categories that emerged from talks, respecting the technical guidelines of thematic analysis of Minayo (2010). The ethical principles were respected in accordance with the Resolution 466/12, under the approval of the Research Ethics Committee, under the number 807 033. For the analysis and discussion of the themes we used the benchmarks set out in the Brazilian Association of RD; policies on RD; assumptions Marlatt (1999); productions on RD, such as Denis Petuco (2009) and Domiciano Siqueira (2013). We used also the references that related RD, nursing and psychosocial care, such as Kantorski (2009) and Roos (2011). The results show that nurses identify some everyday practices as RD actions, especially those aimed at groups for health education for them led, and perform other practices reducing damage, although sometimes does not seem to recognize them with such: listening, conversation and the nursing consultation. There was the incipient preparation of nurses, yet graduation, to work in mental health services and the lack of training and continuing education. Working conditions present in the researched service have hampered the full development and ownership in practice RD. It is concluded that the formation of nurses needs to develop not only the important practice in new devices, but strategies that promote learning this new context of care. It is necessary that the courses work better the problem of drugs through investment in people, research and extension courses, beyond the issue of inclusion in the undergraduate disciplines. Permanent education processes and training should focus on strategies for maintaining the health of the person making harmful use of drugs in order to promote their well-being and quality of life, as well as ensure security professionals in the care provided. Nurses demonstrated willingness to develop practices in the DR logic and manifest count on the help of qualified professionals, with a suitable training program, action planning and government support. It could be understood that the RD allows the construction of a collective knowledge and a richer practice opportunities also helps to broaden perspectives of attention to the family unit and the social context weaving more positive results than one that reduces the subject your illness or substance that may use. It is expected that this study will contribute to the enrichment of approach to the subject and is a starting point for further studies.
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde mental
Redução de danos
Drogas - Utilização
Substâncias psicoativas - Consumo
Nursing
Mental health
Harm reduction
Drugs - Use
Psychoactive substances - Consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: SANTOS, Camila Paz. Práticas de redução de danos entre enfermeiras da atenção psicossocial álcool e outras drogas. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14010
Data do documento: 11-mai-2015
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