00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Percepção de Carga de Trabalho no Envio de Feedback para Dashboards e Learning Analytics - Um Experimento Controlado com Professores
Autor(es): Arruda, Ítalo Rodrigo da Silva
Primeiro Orientador: Matos, Diego Dermeval Medeiros da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Rafael de Amorim
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Helena Macedo
Resumo: O e-learning tem utilizado tecnologias de informação para potencializar a educação via internet. Com um aumento de 87% nas matrículas em Educação a Distância desde 2014, a modalidade ultrapassou o ensino presencial em oferta de vagas desde 2020, refletindo a adaptabilidade das instituições ao mundo digital. Assim, os professores têm enfrentado desafios referente ao aumento da carga de trabalho devido à gestão das interações nos ambientes virtuais. Nesse contexto, essa dissertação investiga qual a percepção dos docentes em relação ao seu esforço cognitivo e tempo de dedicação na criação e envio de feedbacks em uma plataforma educacional simulada por meio da Inteligência Artificial e Learning Analytics. Este estudo irá comparar três grupos de professores, utilizando um dos ambientes (manual - AM, automatizado - AA e semi-automatizado - AS) de acompanhamento de uma plata forma educacional simulada. O intuito é otimizar o processo educacional, tornando a gestão de feedbacks mais eficiente, sem sobrecarregar os profissionais da educação. Neste estudo, 98 docentes participantes avaliaram aleatoriamente através de um questionário qual é a sua percepção de esforço cognitivo e tempo dedicado para a criação e envio de feedback para alunos na plataforma. Foi aplicado diversos testes estatísticos, como Kolmogorov-Smirnov e Levene, visando compreender a distribuição dos dados, bem como o NASA TLX foi utilizado para avaliar a carga de trabalho percebida pelos docentes. Os resultados revelaram que o teste de ANOVA destacou discrepâncias em certos ambientes e fatores. Na avaliação geral, verificou-se uma diferença estatística significativa entre os AM e AA, tendo o p-valor= 0,060 e entre os mesmos ambientes, sob o p-valor= 0,065 para as dimensões de demanda física e temporal, respectivamente, abaixo do limiar de p-valor=0,1. Ao avaliar os professores por gênero, para as mulheres verificou-se uma diferença estatística significativa entre os AS e AM, tendo o p-valor de 0,053 e entre os ambos os gêneros para o AS, sob o p-valor de 0,046 para a dimensão de demanda física. O AS na maioria dos testes ficava entre o AA e o AM. Notavelmente, o AA influenciou certos aspectos em comparação ao AM. A pesquisa sugere que o tipo de ambiente de feedback pode afetar a carga de trabalho dos docentes, variando de acordo com fatores específicos e independente do gênero.
Abstract: E-learning has used information technologies to enhance education via the internet. With an 87% increase in enrollments in Distance Education since 2014, the modality has surpassed face-to-face teaching in terms of vacancies since 2020, reflecting the adaptability of institu tions to the digital world. Thus, teachers have faced challenges regarding increased workload due to managing interactions in virtual environments. In this context, this dissertation inves tigates the perception of teachers in relation to their cognitive effort and time dedicated to creating and sending feedback on an educational platform simulated through Artificial Intel ligence and Learning Analytics. This study will compare three groups of teachers, using one of the environments (manual - AM, automated - AA and semi-automated - AS) to monitor a simulated educational platform. The aim is to optimize the educational process, making feedback management more efficient, without overloading education professionals. In this study, 98 participating teachers randomly assessed their perception of cognitive effort and time dedicated to creating and sending feedback to students on the platform through a questionnaire. Several statistical tests were applied, such as Kolmogorov-Sm irnov and Levene, aiming to understand the distribution of data, and NASA TLX was used to evaluate the workload perceived by teachers. The results revealed that the ANOVA test highlighted discrepancies in certain environments and factors. In the general assessment, there was a significant statistical difference between AM and AA, with p-value = 0.060 and between the same environments, with p-value = 0.065 for the dimensions of physical and temporal de mand, respectively, below the p-value threshold=0.1. When evaluating teachers by gender, for women there was a significant statistical difference between AS and AM, with a p-value of 0.053 and between both genders for AS, with a p-value of 0.046 for the dimension of physical demand. The AS in most tests was between AA and AM. Notably, AA influenced certain aspects compared to AM. Research suggests that the type of feedback environment can affect teachers’ workload, varying according to specific factors and regardless of gender.
Palavras-chave: Teoria da carga de cognitiva
NASA TLX
Ambiente educacional
Learning Analytics
Cognitive Load Theory
NASA TLX
Educational Environments
Learning Analytics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: ARRUDA, Ítalo Rodrigo da Silva. Percepção de carga de trabalho no envio de feedback para dashboards e Learning Analytics : um experimento controlado com professores. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática, Instituto de Computação. Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13997
Data do documento: 22-nov-2023
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