00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Meneghetti, Simoni Margareti Plentz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0280121582234738pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Thatiane Veríssimo dos Santos-
dc.contributor.referee2Silva, Mônica Araújo da-
dc.creatorSilva, Evellyn Patricia Santos da-
dc.date.accessioned2024-08-13T18:29:48Z-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2024-08-13T18:29:48Z-
dc.date.issued2024-01-19-
dc.identifier.citationSILVA, Evellyn Patricia Santos da. Explorando a evolução da participação feminina nas ciências e o impacto do projeto "Meninas na Biorrefinaria" : engajando alunas de ensino médio nas Ciências Exatas e Engenharia. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13996-
dc.description.abstractThis work presents a historical perspective of the pioneering role of women in the development of chemistry in Brazil, in which some have been highlighted for their contributions to research in the exact sciences. It also highlights the silencing that women suffer in the scientific environment. The objective is to present data available on the websites of the Brazilian government, the Federal University of Alagoas and in published articles and books to exemplify this problem. The research is characterized by a qualitative and quantitative methodology with a brief bibliographic review, mapping of educational research and with the theoretical basis of Rossi (1965), Keller (1983), Tuesta (2019), Scott (2019), among others. It was possible to observe that women have conquered space in society and academia with a lot of effort and prudence, but it is necessary to emphasize that they are still a minority in prestigious scientific positions and in areas of Exact Sciences and Engineering. Finally, actions such as projects, programs and bodies that encourage girls and women to enter the sciences were discussed, with emphasis on CNPq/MCTIC Public Call No. 31/2018 "Girls in Exact Sciences, Engineering and Computing Program" with a focus on the extension project developed by the Catalysis and Chemical Reactivity Group (GCaR) entitled "Girls in Biorefinery"pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSilenciamentopt_BR
dc.subjectCiências - Mulherespt_BR
dc.subjectCientistas - Brasilpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectProjeto Meninas na Biorrefinariapt_BR
dc.subjectsilencingpt_BR
dc.subjectwomen in sciencept_BR
dc.subjectbrazilian women scientistspt_BR
dc.subjectchemistrypt_BR
dc.subjectgirls in the biorefinerypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleExplorando a evolução da participação feminina nas ciências e o impacto do projeto "Meninas na Biorrefinaria"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma perspectiva histórica do pioneirismo das mulheres no desenvolvimento da Química no Brasil no qual algumas foram destacadas com relação as suas contribuições na área da pesquisa em Ciências Exatas. Além disso, frisa o silenciamento que as mulheres sofrem no meio cientifico. O objetivo é apresentar dados disponíveis em sites do governo brasileiro, da Universidade Federal de Alagoas e em artigos e livros publicados para exemplificar essa problemática. A pesquisa se caracteriza em metodologia qualitativa e quantitativa com uma breve revisão bibliográfica, mapeamento de pesquisa educacional e com embasamento teórico de Rossi (1965), Keller (1983), Tuesta (2019), Scott (2019), entre outros. Foi possível observar que as mulheres conquistaram espaço na sociedade e na academia com muito esforço e prudência, porém é necessário destacar que elas são ainda minoria ocupando cargos científicos de prestígios e em áreas de Ciências Exatas e Engenharia. Por fim, foram abordadas ações tais como projetos, programas e órgãos que incentivam a entrada de meninas e mulheres nas ciências, com destaque para a Chamada Pública CNPq/MCTIC nº 31/2018 “Programa Meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação” com foco no projeto de extensão desenvolvido pelo Grupo de Catálise e Reatividade Química (GCaR) intitulada “Meninas na Biorrefinaria”.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.