00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13995
Tipo: Dissertação
Título: Sequestro da docência: precarização do trabalho e suas implicações na atuação dos professores/monitores da Rede Pública Estadual de Alagoas (1996 a 2021)
Autor(es): Silva, Erica Mali Rosas
Primeiro Orientador: Bezerra, Antonio Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Baumgarten, Lidia
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Jailton de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, João do Prado Ferraz de
Resumo: A pesquisa em tela versa sobre o tema da precarização do trabalho docente. Historiciza a política educacional, que nasce em um contexto de mudanças implementadas na educação de base neoliberal a partir da ótica da historiografia do trabalho. Tem como foco a experiência alagoana uma vez que a rede estadual de ensino ao longo de mais de vinte anos convive com o regime de contratação temporária que gera jornadas altas e instabilidades salariais, de muitos professores chamados de monitores. O recorte temporal é de 1996 a 2021 e os sujeitos prioritários da pesquisa são os professores em regime de contrato temporário que atuam em escolas da rede regular de ensino de Alagoas, buscando compreender este universo de atuação dos professores que integram o currículo básico da educação alagoana. Como problemática central da pesquisa temos a seguinte indagação: de que forma a configuração da precarização do trabalho docente tem implicações na prática político-pedagógica dos professores/monitores nas escolas públicas da rede regular de ensino de Alagoas? O corpo bibliográfico dialoga dentre outros com os estudos de Antunes (2009; 2017) sobre sociologia do trabalho, nova morfologia do trabalho, trabalho e centralidade, classe trabalhadora; Lessa (2011), quando discute Capital e Estado, bem-estar social e trabalho; Mészáros (2002; 2008), crise estrutural do capital, educação e capital; Tardif (2003; 2014) e sua abordagem sobre os saberes docentes e trabalho docente. A pesquisa tem como fontes primárias documentos oficiais escritos como os editais de seleção de professores contratados como também leis que regem esses contratos e entrevistas a professores/monitores. A Constituição de 1988, a LDB de 1996, o Estatuto do Magistério e Regime Jurídico Único de Alagoas, serviram para realizar uma análise entre os dispositivos colocados nos editais para os professores e o que dizem a legislação vigente, percebendo assim a possível ausência de garantia de direitos para os professores em regime de contrato. A pesquisa é relevante para a educação do nosso estado, pois contribui para o desvelamento de como se dá a situação dos contratos temporários e suas possibilidades na atuação dos professores que compõem o quadro de educadores da rede estadual, levando-nos a refletir sobre as condições de trabalho aos quais são submetidos ao longo dos anos.
Abstract: The present research deals with the theme of precariousness of teaching work. It historicizes educational policy, which emerged in a context of changes implemented in neoliberal-based education from the perspective of labor historiography. Its focus is on the Alagoas' experience, since the state education system has been dealing for over twenty years with a regime of temporary hiring that leads to high working hours and unstable salaries for many teachers who are dubbed as monitors. The time frame is from 1996 to 2021 and the priority subjects of the research are the teachers under temporary contracts who work in schools of the regular education system in Alagoas, seeking to understand this universe of roles that the teachers who integrate the basic curriculum of Alagoas education play. As a central problem of the research we have the following question: how does the configuration of the precariousness of teaching work affect the political-pedagogical practice of teachers/monitors in public schools in the Alagoas State Education system? The bibliographic body dialogues, among others, with the studies of Antunes (2009; 2017) on sociology of work, new morphology of work, work and centrality, working class; Lessa (2011), when discussing Capital and the state, social welfare and work; Mészáros (2002; 2008), structural crisis of capital, education and capital; Tardif (2003; 2014) and his approach to teaching knowledge and teaching work. The research has as primary sources official written documents such as the notices of selection of hired teachers as well as laws governing these contracts. The Constitution of 1988, the Law of Lines of Direction and Bases of the Education of 1996, the Statute of the Magisterium and the Unified Legal Regime of Alagoas, served to carry out an analysis between the devices placed in the notices for teachers and what the current legislation says, thus realizing the possible absence of guarantee of rights for teachers under contract. The research is relevant to the education of our state, as it contributes to the unveiling of how the situation of temporary contracts and their possibilities in the performance of teachers who make up the staff of educators in the state system, leading us to reflect on the working conditions to which they are subjected over the years.
Palavras-chave: Precarização docente - Alagoas
Contrato temporário
Trabalho docente
Monitores
Precariousness of teaching
Temporary contract
Teaching work
Monitors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, Erica Mali Rosas. Sequestro da docência: precarização do trabalho e suas implicações na atuação dos professores/monitores da Rede Pública Estadual de Alagoas (1996 a 2021). 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós-graduação em história, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13995
Data do documento: 27-set-2023
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