00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do desempenho de estudantes no ensino híbrido com base nas interações
Autor(es): Cardoso, Michael Miller Rodrigues
Primeiro Orientador: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Calado, Ivo Augusto Andrade Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Bruno Almeida
Resumo: O ensino híbrido é uma modalidade de ensino que integra abordagens do ensino presencial e online, que tem despertado interesse na área da educação por trazer maior flexibilidade para os alunos e professores, tendo sua definição básica mais recente dada por Garrison & Vaughan, em 2008. Dessa forma, é crucial explorar mais a fundo as interações e características gerais dessa modalidade de ensino, a fim de compreender seu impacto no desempenho acadêmico dos estudantes. Portanto, no presente trabalho, foi conduzido um estudo de caso em uma disciplina, ofertada no modelo híbrido de ensino, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para tanto, foram analisados os dados referentes às interações dos estudantes com o ambiente de aprendizagem online utilizado e acerca das aulas e atividades presenciais. Foram realizadas transformações nos dados e aplicados algoritmos de aprendizagem de máquina não-supervisionados, para gerar um agrupamento dos estudantes em diferentes perfis de aprendizado, permitindo a identificação das características de cada tipo de aluno. Com isso, foram criadas visualizações das interações que tiveram maior influência nas notas dos alunos, foram identificados os perfis com diferentes níveis de desempenho e foram criadas recomendações personalizadas, a depender de como se deram as interações em cada grupo definido. Para validar os resultados da análise e o feedback gerado, foi conduzido um formulário de autoavaliação do desempenho, onde coletamos as percepções dos alunos e algumas sugestões de melhorias a serem aplicadas em futuros cursos no modelo híbrido. Portanto, o presente estudo gera informações relevantes acerca das interações e do desempenho dos estudantes em cursos híbridos. Conclui-se que o curso analisado teve pouca variedade de conteúdos na parte online, recomendando que sejam acrescentadas atividades com pontuação dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e momentos no curso que pontuem a participação do aluno nas aulas, visando aprimorar futuras análises na identificação dos perfis de desempenho e no fornecimento de feedback aos alunos.
Abstract: Blended learning is a mode of education that integrates aspects of both face-to-face and online teaching. It has garnered significant interest in the field of education due to the increased flexibility it offers to both students and educators. Its most recent fundamental definition was provided by Garrison & Vaughan in 2008. Thus, it is crucial to delve deeper into the interactions and general characteristics of this mode of education to comprehend its impact on students' academic performance. Consequently, in the present study, a case study was conducted in a course offered in the blended learning model at the Faculty of Economics, Administration, and Accounting (FEAC) at the Federal University of Alagoas (UFAL). To achieve this, data regarding student interactions with the online learning environment and in-person classes and activities were analyzed. Data transformations were applied, and unsupervised machine learning algorithms were utilized to cluster students into different learning profiles, enabling the identification of characteristics for each type of student. Subsequently, visualizations of interactions that had the most influence on students' grades were generated, profiles with different levels of performance were identified, and personalized recommendations were created depending on how interactions occurred in each defined group. To validate the analysis results and the generated feedback, a self-assessment performance form was administered, collecting students' perceptions and suggestions for improvements to be applied in future courses following the blended learning model. Consequently, this study generates valuable insights into student interactions and performance in blended courses. It is concluded that the analyzed course had limited online content variety, recommending the addition of activities with scoring within the virtual learning environment (VLE) and moments in the course that assess student participation in classes, aiming to enhance future analyses in identifying performance profiles and providing feedback to students.
Palavras-chave: Ensino híbrido
Desempenho acadêmico
Interação aluno – ensino híbrido
Hybrid teaching
Academic performance
Student interactions
Student interaction – hybrid teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências da Computação - Bacharelado
Citação: CARDOSO, Michael Miller Rodrigues. Análise do desempenho de estudantes no ensino híbrido com base nas interações. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13927
Data do documento: 4-dez-2023
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