00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13916
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão do conhecimento e comunidade de prática na Ciência da Informação: uma análise na produção científica indexada na BRAPCI
Título(s) alternativo(s): Knowledge management and community of practice in information science
Autor(es): Lira, Suzana Lucena
Souza, Edivanio Duarte de
Silva, Edcleyton Bruno Fernandes da
Oliveira, Gabriella Domingos de
Resumo: A gestão do conhecimento é compreendida como um macroprocesso que requer, principalmente, o estabelecimento de condições colaborativasdestinadas àcriação, ao compartilhamento e ao uso do conhecimento. Acomunidade de práticaapresenta-secomo estratégia de gestão do conhecimento no campo da ciência da informação. Nessa perspectiva, objetiva analisar a produção científica a respeito de comunidade de prática como estratégia adotada na gestão do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa e operacionalizada por meio de levantamento bibliográfico na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com período de cobertura de 2009 a 2019. Os resultados apontam que a temática comunidade de práticaestá em pleno desenvolvimento, com abordagens em organizações de diversos setores. Essecrescimentona produção científicacontribui com o fortalecimento da gestão do conhecimento e a evolução na área da Ciência da Informação.
Abstract: Knowledge management is understood as a macroprocess that requires, mainly, the establishment of collaborative conditions for the creation, sharing and use of knowledge. The community of practice presents itself as a knowledge management strategy in the field of information science. From this perspective, it aims to analyze the scientific production about community of practice as a strategy adopted in knowledge management. This is an exploratory-descriptive research, developed from a qualitative and quantitative approach and operationalized through a bibliographic survey in the Information Science Database (BRAPCI), with coverage period from 2009 to 2019. The results indicate that the thematic community of practice is in full development, with approaches in organizations from various sectors. This increase in scientific production contributes to the strengthening of knowledge management and the evolution in the area of Information Science.
Palavras-chave: Comunidade de prática
Gestão do conhecimento
Ciência da informação
Produção científica
Community of practice
Knowledge management
Information science
Scientific production
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Citação: LIRA, S. L. ; SOUZA, E. D. ; SILVA, E. B. F. OLIVEIRA, G. D. Gestão do conhecimento e comunidade de prática na Ciência da Informação: uma análise na produção científica indexada na BRAPCI. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 10, n. Esp., p. 88-107, mar. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: DOI: http://dx.doi.org/10.21714/2236-417X2020v10nep88
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13916
Data do documento: mar-2020
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.