00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A geografia no ensino médio: a reforma e a BNCC em discussão
Autor(es): Silva, Francisco Maurício da
Omena, Antônio José de
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Raggi, Mariana Guedes
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Lívia Danielle Rodrigues do
Resumo: O presente artigo apresenta discussões acerca da Reforma do Ensino Médio, apresentando análises referentes ao diálogo estabelecido com professores da disciplina Geografia a respeito da referida reforma. Algumas das implicações oriundas da Reforma do Ensino Médio sancionada em 2017 no Governo de Michel Temer, estabeleceu a disciplina de Geografia enquanto parte integrante da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – CHSA. Para a execução desta pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa, através de levantamento bibliográfico, aplicação de questionários com quatro professores de Geografia em duas escolas públicas do estado de Alagoas. As análises realizadas no âmbito deste artigo demonstram as opiniões dos quatro professores de Geografia, os quais não coadunam com a Reforma do Ensino Médio.
Abstract: This article presents discussions about the High School Reform, presenting analyzes regarding the dialogue established with Geography teachers regarding the aforementioned reform. Some of the implications arising from the Secondary Education Reform sanctioned in 2017 by Michel Temer's Government, established the discipline of Geography as an integral part of the Area of ​​Applied Human and Social Sciences – CHSA. To carry out this research we used the qualitative and quantitative approach, through bibliographical research, application of questionnaires with four Geography teachers in two public schools in the state of Alagoas. The analyzes carried out within the scope of this article demonstrate the opinions of the four Geography teachers, which are not in line with the Secondary Education Reform.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Educação Básica
Docente de Geografia
geography teaching
Geography Teacher
basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: SILVA, Francisco Maurício da; OMENA, Antônio José de. A geografia no ensino médio: a reforma e a BNCC em discussão. 2024. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13890
Data do documento: 14-jul-2023
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