Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13889
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma abordagem dinâmica e inovadora para o ensino de geometria analítica no Ensino médio |
Autor(es): | Silva, Wellington Manoel Santos da |
Primeiro Orientador: | Melo, Vanio Fragoso de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Flores, André Luiz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Severino Horácio da |
Resumo: | Neste trabalho, busca-se contribuir com o Ensino da Matemática Básica propondo, para tanto, uma sequência didática para o ensino da Geometria Analítica no Ensino Médio. Nela trazemos algumas inovações como a introdução do conceito de vetor, e consequentemente mostraremos a facilidade proporcionada por essa introdução na resolução de alguns problemas clássicos do referido conteúdo, e o uso sistemático de um programa de Matemática Dinâmica: O Geogebra que trará maior interatividade entre os elementos geométricos e algébricos, sem falar na dinâmica proporcionada pelo uso desse programa tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Para execução do objetivo acima descrito, previamente fizemos uma análise da importância das mudanças propostas no referido assunto, isto em consonância com algumas teorias apresentadas no meio acadêmico, além de recomendações e orientações feitas pela legislação em vigor no país, elaboradas por diversos estudiosos da área. Além disso, como iremos trabalhar com um programa de computador, logo se fez necessário fazermos uma breve apresentação do mesmo, porém, não fizemos isto de maneira muito detalhada para não tornar o trabalho muito extenso. Como complemento do nosso trabalho elaboramos seis vídeos que servirão como apoio na utilização do Geogebra (Apêndice D). Preparamos no desenvolvimento deste trabalho aula por aula do assunto em questão e paralelo a isto, mantemos uma descrição de quais procedimentos devem ser feitos a cada momento da aula, trazendo propostas de exercícios,de animações no Geogebra e intervenções que podem ser feitas pelo docente. Em todas as aulas nosso objetivo principal é manter o aluno envolvido na construção dos conceitos e mantendo um nível acessível a grande maioria deles, mas sempre elevando este nível de modo gradual. Contudo, propomos uma avaliação mais diversificada proporcionando assim um diagnóstico mais amplo e preciso, isto embasados em teóricos da atualidade e própria experiência. |
Abstract: | In this work, we seek to contribute to the Primary Mathematics Teaching proposing, therefore, a didactic sequence for teaching Analytic Geometry in high school. In it we bring some innovations such as the introduction of the concept of vector, and consequently show the ease afforded by this introduction on solving some classical problems of such content, and the use of a systematic program of Mathematics Dynamics: The Geogebra that will bring greater interactivity between the elements geometric and algebraic, not to mention the dynamics afforded by the use of this program making the lessons more attractive and interesting. For implementing the above objective, previously we analyzed the importance of the changes proposed in this matter, that in accordance with some theories presented in academia, as well as guidelines and recommendations made by the legislation in force in the country, compiled by several scholars in the field . Moreover, as we work with a computer program, soon became necessary to make a brief presentation of the same, but we did it in great detail to make work not too long. As a palliative measure elaborated six videos that serve as support in the use of Geogebra (Appendix D). Prepared to perform this work by classroom lecture on the subject and parallel to this, we have a description of what procedures should be done every time the class by bringing motions for exercises, animation in Geogebra and interventions that can be made by the teacher. In all classes, our main goal is to keep the student involved in the construction of concepts and maintaining a level accessible to most of them, but always raising this level gradually. However, we propose a more diversified thus providing a wider and more accurate diagnosis, it’s grounded in current theoretical and own experience. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Geometria analítica Vetores Geogebra Mathematics - Study and teaching Analytical geometry Vectors |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | SILVA, Wellington Manoel Santos da. Uma abordagem dinâmica e inovadora para o ensino de geometria analítica no Ensino médio. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13889 |
Data do documento: | 13-abr-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma abordagem dinâmica e inovadora para o ensino de geometria analítica no Ensino médio.pdf | 3.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.