00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Padilha, Carlos Augusto de Holanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5252904245980966pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Jeane Félix da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927273805588210pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Nivaneide Alves de Melo-
dc.contributor.referee2Raggi, Mariana Guedes-
dc.creatorTorres, Vagna da Silva-
dc.creatorSantos, Edivania Alves dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6820553354478714pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-07T18:53:16Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-08-07T18:53:16Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationTORRES, Vagna da Silva; SANTOS, Edivania Alves dos. A EJA como um território de experiências. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13881-
dc.description.abstractThe main objective of this study is to understand the causes of young people and adults returning to EJA classrooms. The research takes place in a public school of Maceio. In order to achieve the main objective, the specific goals are: describing the causes of students returning from a city school in Maceio to studies in the EJA modality; analyzing the socioeconomic and identity profile of these students; and identifying the educational work in EJA based on Geography teaching. If was selected a qualitative methodological approach and the data survey was carried out through on-site observations and a questionnaire applied to students and teachers at the mentioned school. The results point to the importance of studies in the field of Youth and Adult Education in the specific context of Geography teacher formation as a link between these professionals and the aforementioned modality of basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEstudantes de educação de jovens e adultos (Maceió, AL)pt_BR
dc.subjectProfessores de educação de jovens e adultos (Maceió, AL)pt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectYouth and adult education students (Maceió, AL)pt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education Teachers (Maceió, AL)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA EJA como um território de experiênciaspt_BR
dc.title.alternativeEJA as a territory of experiencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal conhecer as causas do retorno de jovens e adultos às salas de aula da EJA, tendo como campo de estudo uma escola pública localizada no município de Maceió. Para isso, tem-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar as causas do retorno dos estudantes de uma escola municipal de Maceió aos estudos na modalidade EJA; analisar o perfil socioeconômico e identitário desses estudantes; e identificar o trabalho educativo na EJA a partir do ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e a coleta de dados foi desenvolvida por meio de observações in loco e de um questionário aplicado com estudantes e professores da escola pesquisada. Os resultados apontam para a importância de estudos no campo da Educação de Jovens e Adultos no contexto da formação de professores de Geografia como vínculo para atuação desses profissionais na referida modalidade da educação básica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A EJA como um território de experiências.pdf15.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.