00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13875
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contação de história como mediação de leitura: contribuição na formação do bibliotecário
Autor(es): Silva, Ivanice Prado da
Lourenço, Adriana
Silva, Winglyd Thais do Nascimento da
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a grade curricular dos cursos de Biblioteconomia nas Universidades do Nordeste, buscando assim, possíveis disciplinas ou projetos de extensão que tenham alguma relação com a contação de histórias, abordando a mediação de leitura como uma ferramenta para o bibliotecário no processo de incentivo a prática da leitura no cotidiano do leitor. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, em que a análise dos dados foi realizada através das observações e interpretações obtidas através dos sites dos cursos de Biblioteconomia no nordeste. Pelos resultados dessa pesquisa foi possível observar que a mediação de leitura, através da contação de histórias, é uma grande estratégia para a formação no processo de novos leitores e que o bibliotecário tem, em sua formação, meios que contribuam para o desenvolvimento dessa prática.
Abstract: This study objetified to analyze the curriculum of librarianship courses at Northeast University, seeking possible subjects or extension projects that have someconnection with the storytelling, addressing the reading mediation as a tool for the librarian in process of encouraging the practice of reading the reader's daily life. The methodology used was the exploratory research in which the data analysis, it was performed using the observations and interpretations obtained through the websites of librari-anship courses in the northeast. The results this research it was observed that the mediation of reading through storytelling, is a great strategy for training in the process of new readers and the librarian has, in its formation, means that contribute to the development this practice.
Palavras-chave: Mediação de leitura
Contação de histórias
Bibliotecário mediador
Bibliotecário - Formação
Reading mediation
Storytelling
Mediator librarian
Librarian - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
Citação: SILVA, I. P. ; SILVA, W. T. N. ; LOURENÇO, A. Contação de história como mediação de leitura: contribuição na formação do bibliotecário. Ciência da Informação Em Revista, v. 3, n. 2, p.10–17, maio/ago., 2016. https://doi.org/10.28998/cirev.2016v3n2b
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2016v3n2b
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13875
Data do documento: mai-2016
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contação de história como mediação de leitura: contribuição na formação do bibliotecário.pdf352.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.