06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13864
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino da língua portuguesa através da gramática uma análise de livros didáticos
Autor(es): Silva, Vanille dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Fábia Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Massmann, Débora Raquel Hettwer
metadata.dc.contributor.referee2: Matias, Thiago Trindade
Resumo: Considerando que o ensino de língua materna está pautado no ensino exclusivo da Gramática Normativa de maneira mecanizada, não levando em consideração o uso da mesma pelo estudante para integrar este uso ao ensino da Gramática, o presente trabalho tem por objeto discutir como este ensino tem sido feito, observando se a Gramática da língua falada está sendo vinculada ao ensino da Gramática normativa. Para tanto será feita uma análise de livros didáticos, no qual serão comparadas as abordagens de duas coleções diferentes, para constatação desta adaptação no ensino. O aporte teórico se dará através dos principais autores da Sociolinguística Educacional, tais como Irandé Antunes, Stella Maris Bortoni-Ricardo, Celso Ferrarezi Jr, além de outros pesquisadores da área afim de que se possa complementar as análises realizadas. Assim, podemos constatar que o ensino de língua materna dar se de maneira a buscar adaptações ao uso real da mesma, de maneira a trazer exemplos do cotidiano para um maior aprendizado do aluno.
Abstract: Considering that the teaching of the mother tongue is based on the exclusive teaching of Normative Grammar in a mechanized way, not considering the use of the same by the student to integrate this use into the teaching of Grammar, this paper aims to discuss how this teaching has been done, observing if the grammar of the spoken language is being entailed to the teaching of Normative Grammar. Therefore, it will be done an analysis of textbooks, in which it will be compared the approach of two different collections, for verification of this adaptation in teaching. The theoretical support it will be given through the principal authors of Educational Sociolinguistics, such as Irandé Antunes, Stella Maris Bortoni-Ricardo, and Celso Ferrarezi Jr., in addition to other researchers of the area, to complement the analysis that has been done. Thereby, we can corroborate that the teaching of mother tongue is given to seek adaptations to the real use of it, in a way to bring everyday examples for greater student learning.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Sociolinguística educacional
Sociolinguística
Ensino e aprendizagem
Gramática
Ensino de Língua Materna
Livro didático
Gramática contextualizada
Educational Sociolinguistics
Mother tongue teaching
Contextualized grammar
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: SILVA, Vanille dos Santos. O ensino da língua portuguesa através da gramática: uma análise de livros didáticos. 39 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13864
Data do documento: 4-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da língua portuguesa através da gramática uma análise de livros didáticos.pdf833.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.