00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Callou, Manuela Rau de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942948953364610pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Aparecida Batista de-
dc.contributor.referee2Silva, Vanuza Souza-
dc.creatorFerraz, Emídio David da Silva Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-08-06T18:38:22Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-08-06T18:38:22Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationFERRAZ, Emídio David da Silva Albuquerque. Pandemia e a revista Veja : uma análise das formações discursivas e das imagens de si através do ethos institucional das capas no contexto da COVID-19 no Brasil. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13861-
dc.description.abstractThis work aims to analyze discursive productions on the covers of Veja magazine, considered one of the largest circulating magazines in Brazil, related to Covid-19, its prevention and their implications. The goal is also to understand how the enunciations symbolically affect the imagination of its subscribers and readers regarding the phenomenon of the new coronavirus, its vaccines and the perception of the media outlet informing these readers. Utilizing Bourdieu's concept of symbolic power, the French Discourse Analysis (DA) and the conceptual ethos as developed through the renewals of Aristotelian Rhetoric and Pragmatics by Ruth Amossy, we observe, by the magazine's own discourse, the forging of its institutional ethos through its enunciations and oratorical efforts. This analysis is conducted on 15 selected and cataloged covers of the magazine, within the pandemic and post-pandemic contexts. The results reveal discursive formations (DF) that present political-ideological perspectives of a race and triumph against the disease, along with modulations of the magazine's stance through its own discourses concerning certain events during the pandemic in Brazil. These findings are observed within the production conditions under which the statements were made, affecting Veja's conceptual ethos in relation to itself, other subjects of its discourse, and its audience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectVeja (Revista)pt_BR
dc.subjectvaccinespt_BR
dc.subjectVeja (Magazine)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpt_BR
dc.titlePandemia e a revista Veja : uma análise das formações discursivas e das imagens de si através do ethos institucional das capas no contexto da COVID-19 no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe em analisar produções discursivas nas capas da revista Veja, considerada uma das maiores revistas em circulação do Brasil, relacionadas à Covid-19, à prevenção da doença e seus desdobramentos, além de compreender como tais enunciações afetam, simbolicamente, o imaginário dos seus assinantes-leitores sobre o fenômeno do novo coronavírus e das vacinas, bem como sobre o próprio veículo que informa esses leitores. Lançando mão do estudo do poder simbólico de Bourdieu, da Análise do Discurso (AD) Francesa e do ethos conceitual pelas renovações da Retórica Aristotélica e da Pragmática trazidas por Ruth Amossy, observamos, a partir de seu próprio discurso, os movimentos de forja do ethos institucional da revista pelas suas enunciações e esforços oratórios, contidos em 15 exemplares selecionados e catalogados do periódico, dentro dos contextos pandêmico e pós-pandêmico. Como resultados, percebeu-se formações discursivas que apresentavam perspectivas político-ideológicas de corrida e triunfalismo contra a doença, além das modulações do posicionamento da revista pelos seus próprios discursos em relação a certos acontecimentos durante a pandemia no Brasil, nas condições de produção em que os enunciados foram empreendidos, afetando o ethos conceitual da Veja em relação a si, outros sujeitos do seu discurso e ao seu público.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.