00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee1Fiss, Dóris Maria Luzzardi-
dc.contributor.referee2Moreira, Raquel Ribeiro-
dc.contributor.referee3Silva, Sóstenes Ericson Vicente da-
dc.contributor.referee4Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.creatorLima, José Edson Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766114044281875pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T16:30:32Z-
dc.date.available2024-08-05-
dc.date.available2024-08-06T16:30:32Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.citationLIMA, José Edson Ferreira. “Compartilhe seus conhecimentos, viva da sua paixão e torne-se independente”: uberização e efeitos de sentido sobre o trabalho docente na plataforma “Superprof”. 2024. 123 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) – Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13852-
dc.description.abstractThis work aims to promote reflections on the (re)significations of teaching work as a reflection of the changes that have occurred in the capitalist mode of production with its most recent technological advances, which have brought new “flexible forms” of accumulation to the world of work. This new context of labor exploitation materializes, in particular, in service intermediation applications and platforms and their nuances. Therefore, with the expansion of this new form of Uberized work to various areas and human activities and, more recently, to education, we question how the network of meanings of teaching constituted throughout history is inserted/subsumed into this new situation. of precarious work, as the teacher-student relationship is characterized in this environment. To this end, we bring into consideration the words of the teacher hiring portal “Superprof”, including some teacher profiles and other discursive sequences of content on the platform. To promote this analysis and discussion, we used Discourse Analysis (DA) as a theoretical-methodological basis, initially proposed by Michel Pêcheux in France and brought to Brazil especially by Eni Orlandi. Furthermore, the theoretical framework of this work also includes the writings of Lukács (2013), with his reflections on Marxian Ontology. This perspective makes it possible to perceive the contradictions and historical-ideological clashes that determine the effects of meaning that sustain materialities. Thus, based on the theoretical-analytical devices of AD and the Ontology of Marx and Lukács, we see in the words of the “Superprof” platform the process of “uberization” of teaching work, as well as the resignification of meanings in the very perception of what is “ being a teacher”, resulting from the indepth subsumption of education to the logic of the market and of teaching work to flexible forms of work and the co-optation of subjectivity. We also observed how the appearance of meanings of teaching already crystallized in discursive memory and the argumentative use of sayings associated with different discursive formations are constituted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectMemória discursivapt_BR
dc.subjectUberização do trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectSuperprofpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectDiscursive memorypt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectUberizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.title“Compartilhe seus conhecimentos, viva da sua paixão e torne-se independente”: uberização e efeitos de sentido sobre o trabalho docente na plataforma “Superprof”pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo promover reflexões a respeito das (re)significações do trabalho docente como reflexo das mudanças ocorridas no modo de produção capitalista com seus mais recentes avanços tecnológicos, os quais trouxeram ao mundo do trabalho novas formas flexíveis de acumulação. Esse novo contexto de exploração do trabalho, materializa-se, de modo especial, nos aplicativos e plataformas de intermediação de serviços e suas nuances. Por conseguinte, com a expansão dessa nova forma de trabalho uberizado a diversas áreas e atividades humanas e, mais recentemente, à educação, questionamos sobre como se dá a inserção/subsunção da rede de sentidos da docência constituídos ao longo da história a essa nova conjuntura de trabalho precarizado, como se caracteriza a relação professor-aluno neste ambiente. Nesse intuito, trazemos à consideração os dizeres do portal de contratação de professores “Superprof”, incluindo alguns perfis de professores/as e outras sequências discursivas de conteúdo da plataforma. Para promoção dessa análise e discussão, utilizamos como base teórico-metodológica a Análise do Discurso (AD) proposta inicialmente por Michel Pêcheux na França e trazida ao Brasil especialmente por Eni Orlandi. Além disso, compõem também o quadro teórico deste trabalho os escritos de Lukács (2013), com suas reflexões a respeito da Ontologia Marxiana. Essa perspectiva possibilita a percepção das contradições e embates histórico-ideológicos que determinam os efeitos de sentido sustentadores das materialidades. Assim, a partir dos dispositivos teórico-analíticos da AD e da Ontologia de Marx e Lukács, constatamos nos dizeres da plataforma “Superprof” o processo de “uberização” do trabalho docente, bem como a ressignificação de sentidos na própria percepção do que é “ser professor”, resultantes da subsunção aprofundada da educação à lógica do mercado e do trabalho docente às formas flexíveis de trabalho e de cooptação da subjetividade. Constatamos também como se constitui a aparição de sentidos da docência já cristalizados na memória discursiva e a utilização argumentativa de dizeres associados a diferentes formações discursivas.pt_BR
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